Acib celebra 120 anos de história

A trajetória de 120 anos da Acib (Associação Empresarial de Blumenau), a mais antiga entidade empresarial do Estado de Santa Catarina, foi lembrada na noite desta segunda-feira (8). Líderes empresariais, autoridades, representantes políticos e empresários estiveram reunidos no Teatro Carlos Gomes para uma cerimônia que marcou o aniversário da entidade e a entrega do 20º Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo, promovido pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da entidade.

No seu discurso, o presidente da Acib, Renato Medeiros, destacou que um dos grandes desafios é continuar buscando a inovação, marca registrada da Acib ao longo desses 120 anos.  "Lembro aqui que a ligação da Acib com o desenvolvimento econômico e a inovação vem desde o início. A Acib, por meio dos agricultores, comerciantes, industriais e empresários de serviços que construíram o seu crescimento durante todo este tempo, ajudou a escrever a história de Blumenau. O associativismo é uma importante ferramenta para mudarmos o ambiente de negócios em que vivemos, parar que possamos buscar mais qualidade, competitividade e desenvolvimento econômico”, apontou.

“A Acib sempre esteve à frente de projetos de infraestrutura necessários ao crescimento do Vale do Itajaí, assim como está até hoje, defendendo os interesses da classe produtiva junto a todas as esferas de governo. Atualmente, uma das nossas bandeiras é encontrar alternativas, junto ao Poder Público Municipal, para melhorar o IDEB, o Índice de Educação Básica de Blumenau. Para isso, estamos buscando apoio de diversas instituições de ensino e entidades ligadas à educação e à inovação, como o Centro de Inovação de Blumenau, Furb, Fiesc, entre outras. Estamos dispostos a trabalhar em conjunto para melhorar nosso ambiente de negócios e encontrar formas de desenvolver nossa região e proporcionar mais qualidade de vida para todos”, comentou o líder empresarial.

Sérgio Rodrigues Alves, presidente da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), entregou uma placa comemorativa enaltecendo o legado da Acib que, segundo ele, “serve de exemplo para o associativismo catarinense”.

A vice-presidente da Jucesc, Renata da Silva, esteve presente representando o governador Carlos Moisés. “Está no DNA do nosso Estado o compromisso com o empreendedorismo. O povo de Blumenau é empreendedor por natureza, sendo o terceiro município de SC com o maior número de empresas ativas”, citou. Também citou investimentos do Governo do Estado como o prolongamento da Via Expressa e a destinação de recursos estaduais para a BR 470.

O prefeito Mário Hildebrandt ressaltou o envolvimento da Acib em importantes obras de infraestrutura durante toda a história da entidade. Falou sobre o legado de Gustav Salinger e a importância do prêmio entregue pela Acib Jovem. Ao ressaltar a característica empreendedora de Blumenau, destacou: "criamos quase 6 mil CNPJ's neste ano em Blumenau e 13 mil empregos, ficando entre as dez cidades brasileiras que mais geraram empregos no Brasil”.

Prêmio Gustav Salinger

Neste ano, a 20º edição do Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo reconheceu empresas e casa nas seguintes categorias: Comércio, Indústria, Serviços, Case de Marketing, Case de Inovação e Jovem Empreendedor. Os vencedores receberam bolsa de estudo de pós-graduação da Unicesumar para um curso a escolher, troféu, certificado expedido pela Acib e uma veiculação em outdoor para divulgação do prêmio recebido, cedido pelo Núcleo de Mídia Exterior. A edição deste ano teve como patrocinadores Blumenau Iluminação, Ártico Refrigeração, Construtora Stein, Nuss e Steinbach Advogados, Senior, Grupo Segura, BRDE, Unimed, Confiança Contabilidade, Sicoob – MáxiCredito,  Sebrae,  Naturas Refeições, NSC, Unicesumar e Núcleo de Mídia Exterior da Acib e como apoiadores Yon Comunicação, Núcleos de Inovação, Emissoras de Rádio e Marketing e Noticenter.

Os vencedores do prêmio foram:

Categoria Comércio: Rei Dos Cartuchos

Categoria Indústria: Rux Metalúrgica

Categoria Serviços: Zonta Team Personal Center

Case de Marketing: Vino Marketing Digital

Case de Inovação: Proway

Jovem Empreendedor do ano: Ana Paula Dahlke, Portal Economia SC.