ACIB discute saneamento básico de Blumenau

A Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) recebeu na reunião desta segunda-feira (25/7), o gerente da unidade da BRK Ambiental de Blumenau, Francisco Ricardo Wessner Padilha. O tema da conversa foi a situação do saneamento básico da cidade.

A concessionária assumiu os serviços de tratamento de esgoto de Blumenau, em 2010. De acordo com os dados apresentados, atualmente 47% da população tem esgoto tratado e o objetivo da BRK é atender 90% da área do município. Os investimentos já realizados passam de R$ 300 milhões.

Com relação às melhorias de infraestrutura, a BRK explicou que desde 2019, estão ocorrendo obras nos bairros Itoupava Norte, Velha e Glória. A previsão é de que estejam concluídas ainda neste ano. Para os próximos dois anos, as obras serão focadas no bairro Escola Agrícola e na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Itoupava Norte. Assim, o projeto da BRK, que prevê três estações para a cidade, estará concluído. Atualmente as ETEs do Garcia e da Fortaleza estão em operação.

Diariamente são tratados na cidade cerca de 20 milhões de litros de esgoto e já é possível ver ganhos no meio ambiente. “Hoje temos o Índice de Qualidade das Águas (IQA), onde coletamos trimestralmente água dos rios em 25 pontos e analisamos. Os dados mostram que tivemos melhoria de 87% da qualidade das águas, após as ligações de esgoto”, explica Francisco.

Para o presidente da ACIB, Renato Medeiros, hoje a cidade de Blumenau está em um bom caminho no que diz respeito ao saneamento básico. Ele acredita que haveria melhora se houvesse a criação da região metropolitana, pois o tratamento das demais cidades do Vale seria viabilizado. “Ficaria atraente para as empresas de tratamento de esgoto, pois em cidades pequenas a concessão do serviço é economicamente inviável”, finaliza.