ACIB e entidades blumenauenses lançam Projeto de Empregabilidade

Há três meses a Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) encabeça junto de outras 16 entidades empresariais, educacionais e Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, um Projeto de Empregabilidade que tem por objetivo traçar um panorama da mão de obra disponível na cidade e empregar quem está fora do mercado de trabalho.

Foram elaborados três tipos de questionários que serão aplicados nas empresas, nas agências e consultorias de RH e em instituições de ensino. No setor produtivo a aplicação abrangerá os setores de serviço, comércio e indústria e servirá para mapear o atual cenário de empregos, distribuição de cargos, funções e nível de escolaridade dos colaboradores.

Nas agências e consultorias de recrutamento o foco da pesquisa é entender a dinâmica das vagas disponíveis hoje no mercado. Já nas unidades de ensino, o objetivo é mapear quais cursos mais formam mão de obra, quais têm mais procura e quais empregam mais. Segundo o grupo de trabalho, a amostra ideal é a coleta de dados de pelo menos 372 empresas.

O prazo para a devolutiva da pesquisa é 12 de agosto. Com os dados em mãos, iniciará a segunda fase, onde serão analisadas as informações colhidas e, assim, partir para a busca de soluções de curto e médio prazo com foco na formação de mão de obra para sanar as áreas deficitárias e capacitação de quem se encontra à margem das oportunidades.

Mais informações sobre a pesquisa pelo e-mail: administrativo@acib.net.

Entidades participantes da projeto:

- ACIB
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Blumenau