Acib participa de encontro com embaixador de Bahrein para debater oportunidades de negócios

Com o objetivo de contribuir com os negócios catarinenses, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) promoveu na semana passada um encontro entre empresários, lideranças políticas e o embaixador do Reino do Bahrein, S.E Bader Al-Helaibi. O cônsul honorário da Indonésia e integrante do Núcleo de Relações Internacionais da Acib, Luiz Carlos Barravieira Junior, participou do encontro em Florianópolis.  "Entendo que a diplomacia, Santa Catarina e o Brasil como um todo ganham quando um novo país se aproxima com o objetivo de estreitar laços e fortalecer relações bilaterais. E nesse mesmo sentido, o núcleo de Relações Internacionais da Acib, a própria associação, o Corpo Consular de SC e a representação diplomática do Consulado da Indonésia acolhem a apoiam essas iniciativas, prestigiando e abrindo suas portas para o Reino do Bahrein”, aponta Barravieira.

O evento, realizado para estreitar as relações comerciais com o Brasil, em especial o estado catarinense, reuniu empresários que representam diversas regiões do estado, como por exemplo, Extremo Oeste, Sul, Oeste, Norte, Planalto Norte, Vale e Litoral.  Segundo o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, o Brasil indiscutivelmente se tornou uma das excelentes opções de investimentos e  Santa Catarina se destaca e desponta em todo este cenário. Ele descreveu ao embaixador do Reino do Bahrein, S.E Bader Al-Helaibi, dados que evidenciam o estado como a maior expectativa de vida do Brasil, de 82 anos. Também é o estado com maior índice de crianças matriculadas em escolas. Quando o assunto foi economia, Alves destacou que temos a menor taxa de desemprego do Brasil, somos o maior produtor de alho, cebola, maçã e ostras, entre outros produtos, e 11 vezes consecutivas eleito o melhor roteiro turístico do país. “Nossa diversificação é nosso maior ativo”, apontou.

O embaixador informou que quer estreitar laços entre o Brasil e o reino do  Bahrein.  “Queremos construir pontes e alcançar respeito mútuo entre nossos países”. Depois de 2019, após a abertura da embaixada do reino no Brasil as trocas comerciais chegaram a 2 bilhões de dólares em 2021. “A visita representa o marco de uma nova etapa da relação política e comercial entre os dois países”, apontou S.E Bader Al-Helaibi. Ainda segundo o embaixador esta visita também teve como objetivo a assinatura de uma série de acordos que refletem a cordialidade entre os dois países.

O encontro mostrou o que Santa Catarina pode levar para o Bahrein e vice-versa. Santa Catarina é o estado do Brasil que mais importa o alumínio produzido pelo Bahrein. O embaixador disse que a área de investimento em infraestrutura pode ser o início da parceria entre os dois países. “Aqui é o começo de muitas parcerias que vamos fortalecer”. O embaixador sugeriu que uma delegação do Brasil visite o Bahrein. O reino do Bahrein abrange mais de 30 ilhas na região do Golfo Pérsico e tem cerca de 2 milhões de habitantes. Situado em posição estratégica no centro das principais rotas comerciais do oriente médio desde a antiguidade o Bahrein tem aumentando significativamente o volume de negócio com nosso país, especialmente nos últimos dois anos devido o estreitamento da diplomacia entre os países.

O representante da Acib, Luiz Carlos Barravieira Junior, lembra que a Embaixada do Reino do Bahrein está há pouco tempo no Brasil, contudo o embaixador já considera instalar Consulados e cônsules honorários em alguns Estados do país, onde compreende como sendo estratégico para o fortalecimento das relações bilaterais. "Nesse contexto, Santa Catarina vem sendo pautada, tanto pela expressão do nosso Estado no comércio internacional, como pela tradição na diplomacia internacional”. enfatiza. Segundo ele, a intenção é fomentar ainda mais os negócios bilaterais e estreitar laços diplomáticos, seja através de investimentos diretos em projetos estratégicos para ambos os países e ou ainda, através da importação e exportação. "No nosso caso, commodities agrícolas em geral, com enfoque particular para a exportação de frango e do lado do Reino Bahrein o enfoque é no petróleo e seus derivados, hidrocarbonetos e alumínio”, destaca Barravieira.

O evento também contou com a participação de líderes das Associações Empresariais de São Bento do Sul, Pinhalzinho, Itajaí, Imbituba, Brusque, Joinville, Dionísio Cerqueira, e Chapecó. Durante o evento, a  Câmara Árabe apresentou dados econômicos. O diretor de Infraestrutura da Facisc, Antonio Guimarães Neto, fez uma apresentação sobre oportunidades de investimento em infraestrutura catarinense. O diretor de mercado externo da Cooperativa Aurora, Dilvo Casagranda, falou sobre as exportações ao país. O diretor Técnico da OCESC, José Almery Padilha, falou sobre as frutas e grãos, e o diretor Regional MENA, (referindo ao Oriente Médio e Norte da África) do Instituto de Desenvolvimento Econômico do Bahrein (EDB), Bader Ali, trouxe dados que podem interessar às empresas catarinenses a investirem no Bahrein, como custos operacionais até 30% mais baixos.

A deputada federal Caroline De Toni foi a ponte para a realização do evento. Ela disse acreditar na vocação de Santa Catarina para o comércio exterior. “O Brasil abriu as portas do agronegócios nos últimos anos para mais de 200 países”, destacou ao ressaltar um dos principais negócios de Santa Catarina. O secretário de Estado de Assuntos Internacionais, Fernando Raup, disse que as oportunidades de negócios com o Bahrein são importantes para SC, e confirmou o pedido de encontro oficial com o governador do estado.