Acib recebe candidato Mario Kato

O candidato à Prefeitura de Blumenau Mário Kato, do PCdoB, também participou da reunião online de Diretoria da Acib nesta terça-feira (3). Professor universitário e médico, falou sobre os três níveis do setor econômico nos quais pretende atuar. O primeiro diz respeito aos empregos. "Temos um crescimento pífio do PIB nos últimos 3 anos, além da desvalorização do real. Temos uma crise importante que vai afetar todos os setores e impactar no desemprego, o que afeta o poder de consumo da população. Por isso temos que trabalhar com cooperativas de serviços para gerar emprego e renda e o município comprar alguns serviços como de contenção de encostas”. apontou.

O segundo nível, segundo Kato, afeta o micro e pequeno empreendedor, que precisa de crédito por meio das cooperativas. O terceiro são as empresas. Ele citou o Distrito de Inovação, pelo grande potencial da cidade. "Somos uma região parecida com o Vale do Silício, guardadas devidas proporções. É preciso ter uma conjunção entre universidade e  Poder Público para desburocratizar e dar estrutura para os novos empreendedores e desenvolvimento de empresas. Temos que trabalhar em conjunto. O papel da Prefeitura é desburocratizar. Para isso temos que desinchar a máquina pública e colocar técnicos no local correto”, opinou.

Também citou a proposta de contratos de isenção fiscal para empresa por tempo determinado. Kato ainda mencionou o turismo como importante setor econômico para a cidade, com roteiros diferenciados para que os turistas permaneçam mais tempo em Blumenau e movimentem a economia. Além disso, pretende desenvolver o turismo de eventos, adaptando a Vila Germânica para ter um Centro de Convenções.