Altona participa do programa Acib Recicla

O Programa Acib Recicla vem ganhando cada vez mais adeptos. Diversas empresas de Blumenau já receberam um ponto de entrega voluntária (PEV’s) de lixo eletrônico, onde os colaboradores e a comunidade do entorno podem depositar os materiais, que posteriormente recebem a destinação adequada. O programa é uma parceria entre a Acib e a Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos.

A Altona é uma dessas empresas. O PEV é uma ação que já faz parte do calendário de eventos da companhia. Anualmente, os colaboradores esperam por ele e,  a cada ano, a adesão aumenta. Neste ano de 2021, foram recolhidos 220 kg de eletroeletrônicos.

Segundo a analista da Qualidade e Meio Ambiente, Daiane Valdris,  “a  Altona está a todo momento buscado formas de integrar os colaboradores com ações sociais e ambientais, fazendo com que fiquem informados e pratiquem ações de reciclagem dentro e fora da empresa”. Ela acredita que o programa proporciona exatamente esta integração entre empresa, colaborador e reciclagem.

“É de suma importância para a formação de cidadãos conscientes o desenvolvimento de projetos sobre a preservação do meio ambiente. Dessa forma, fazendo com que a reciclagem e o reaproveitamento sejam cada vem mais uma opção para destinação dos materiais, além do consumo consciente. Precisamos interagir mais e ter mais informações e campanhas que viabilizem as ações. Juntos, podemos a cada dia reduzir o desperdício e buscar um planeta mais sustentável”,  acredita Daiane.

Empresas que tiverem interesse em aderir ao programa e receber o ponto de coleta podem entrar em contato pelo email falecom@acib.net ou telefone (47) 3326-1230.

O que são resíduos eletrônicos?

São resíduos eletrônicos possíveis de serem depositados no PEV: eletrodomésticos diversos (ventilador, micro-ondas, telefones, ferro elétrico, ou seja, qualquer um que não seja de "Linha Branca" – geladeiras, condicionadores de ar, fogões, etc.); computadores e seus periféricos (mouse, teclado, estabilizador, no-break, impressora, fax, scanner, copiadora multifuncional, modem, roteador, decodificador, fonte); monitores (CRT, LCD, LED, Plasma, etc.); notebook e fontes; celulares; centrais telefônicas; walkie-talkie; aparelho telefônico; rádio comunicador; aparelhos de CD/DVD/BLURAY, aparelhos de som; equipamentos diversos com placas de circuito impresso; cabos e fios em geral; outros aparelhos aqui não mencionados, que possuam, em sua composição, componentes eletrônicos tais como placas de circuito, cabos, etc.

Não estão incluídos lâmpadas, pilhas, baterias, toners e cartuchos de impressão, disquetes, CDs, DVDs, fitas VHS, disquetes, eletrodomésticos contendo gases perigosos (geladeiras, aparelhos de ar condicionado, etc.), entre outros materiais.