Blumenau ganha cartão postal que resgata história da ferrovia na cidade

O presidente da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), Renato Medeiros, participou nesta segunda-feira (28/03) da entrega de mais um cartão postal para a cidade. A Locomotiva H. K Porter, fabricada no ano de 1940, foi reformada Tex Cotton - empresa associada da ACIB - e posicionada próximo ao antigo trilho que passava onde hoje é o parque fabril da empresa. Ela ficará exposta ao público na praça chamada de Zugplatz - Praça do Trem, em alemão. O espaço será aberto à comunidade. Apesar de ter condições de deslocamento, a locomotiva ficará estática em cima dos antigos trilhos.

Para Renato Medeiros, atitudes que resgatam o patrimônio histórico e cultural da nossa cidade devem ser celebradas. “Gostaríamos de cumprimentar a direção da Tex Cotton por essa iniciativa que resgata parte da história da ferrovia que teve extrema importância no desenvolvimento de Blumenau.”

Estrada de ferro
Desde 2021 a Tex Cotton está localizada na Rua Itajaí, na antiga sede da Sulfabril, onde passava no local a Estrada de Ferro de Santa Catarina (EFSC). Inaugurada em 1909, ela cruzava o Vale do Itajaí e ligava as cidades de Blumenau e Indaial, tendo 184 km de extensão. A ferrovia foi desativada em 1971, mas a memória permanece viva através da Ponte dos Arcos e da continuação do trilho ferroviário que corta o parque fabril da empresa.