Blumenau terá Programa de Incentivo ao Uso de Energias Renováveis

Na reunião online conjunta entre Diretoria e Conselho Deliberativo da Acib desta segunda-feira (7), o Núcleo de Energias Renováveis da Acib apresentou um Programa de Incentivo ao Uso de Energias Renováveis. A ideia foi levada ao Núcleo pelo representante brasileiro da agência de cooperação entre Blumenau e a cidade alemã de Weingarten, Marcelo Schrubbe, que participou do encontro para explanar a proposta.

Schrubbe explicou que a proposta nasceu do projeto "50 Parcerias para o Clima”, do Governo Federal Alemão. A instalação de uma agência de energia em Blumenau  foi classificada como financiamento a fundo perdido, com recursos provenientes do governo alemão. O objetivo é fomentar a utilização e a cultura da utilização de energias renováveis.

"Com a pandemia, tivemos que alterar um pouco o projeto. Concentramos os recursos destinados a ele em uma alternativa mais rápida, com um pouco menos de recursos, mas que vai garantir a continuidade do trabalho pelos próximos três anos”, explicou Schrubbe.

A parceria com o Núcleo é dividida em duas partes. São cerca de 66 mil euros provenientes do Poder Público para a instalação de placas de energia fotovoltaica em cinco escolas, mais a Prefeitura e o prédio do Cimvi (Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí). Em troca disso, a Prefeitura e o Cimvi manterão o escritório da agência pelos próximos três anos. A parceria com a iniciativa privada ser dará por meio de projetos em escolas privadas, por meio de uma cooperação com o Núcleo de Energias Renováveis.