Diretoria da ACIB recebe deputado estadual Ismael dos Santos

Dando sequência à série de conversas iniciada em maio, a Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) recebeu nesta segunda-feira (13/6) o deputado Ismael dos Santos (PSD) para fazer uma prestação de contas do mandato. A ideia da entidade foi chamar os três deputados estaduais eleitos por Blumenau em 2018 para a Assembleia Legislativa de SC (Alesc). As conversas irão ocorrer até a próxima semana.

O presidente Renato Medeiros lembra que é papel da entidade cobrar, fiscalizar e fortalecer a ideia de que votar em quem é da cidade é primordial para o desenvolvimento de Blumenau. “Não podemos correr o risco de perder representatividade em âmbito estadual e precisamos aumentar na esfera federal.”

Ismael explica que é um deputado estadualizado, pois fez 6 mil votos em Blumenau e 48 mil fora da cidade e por isso sente a necessidade de transitar por outras regiões. Sobre os projetos para Blumenau, ele mostra que vem investindo nas áreas de saúde, segurança, infraestrutura e combate às drogas. “Em 2021, foram liberadas R$ 2,28 milhões em verbas para Blumenau”, explica. O parlamentar comenta que por solicitação da comunidade, foi viabilizada a instalação de 15 academias ao ar livre nos bairros e ainda houve a viabilização de R$ 1,8 milhão para a estrutura do Parque das Itoupavas.

Um dos projetos destacados pelo deputado é a construção do Centro de Segurança de Blumenau. A estrutura irá abrigar Delegacia da Mulher, Central de Polícia, parte da Divisão de Investigação Criminal, núcleo do IGP para mulheres vítimas de violências doméstica e a 2ª Delegacia de Polícia. “Temos o terreno cedido pela Prefeitura de Blumenau (na Via Expressa), o projeto desenvolvido pela Prefeitura de Gaspar (pois o centro será regional) e R$ 8 milhões de verba garantida, no aguardo do início do processo de licitação pelo Governo do Estado”, explica. O deputado está no aguardo do governador Carlos Moisés para saber quando será lançada a pedra fundamental.

A vice-presidente Christiane Buerger questionou como seria o atendimento às mulheres no espaço. “O projeto foi todo pensado para preservar a vítima e proporcionar um atendimento discreto”, elucida o deputado.

Uma das bandeiras defendidas pelo mandato é o combate à dependência química. Com o tripé voltado para prevenção, acolhimento e repressão. “Quando tratamos de combate às drogas, estamos trabalhando a questão de saúde e segurança pública”, comenta.

O deputado acredita ainda que é preciso fortalecer o Pacto Federativo e lutar para que o Estado tenha mais voz na esfera nacional. “Santa Catarina enviou no ano passado R$ 77 bilhões para Brasília e só retornaram R$ 7 bilhões, não podemos aceitar isso”, finaliza.

Agenda de conversas com a diretoria
- 23/05 – Deputado Ivan Naatz (PL)
- 13/6 – Deputado Ismael dos Santos (PSD)
- 20/6 – Deputado Ricardo Alba (União Brasil)