Evento compartilha melhoras práticas do programa 5S

Com o objetivo de promover o compartilhamento das melhores práticas do Programa 5S em SC, a Ápice Educação Executiva promoveu,  no dia 5 de novembro, o II Encontro Catarinense do Programa 5S nas Empresas. O evento contou com o apoio do Núcleo de Gestão da Qualidade da Acib. No evento também ocorreu a premiação da melhor prática 5S em SC – 2ª edição, de acordo com uma avaliação de jurados. Os vencedores foram: 1º lugar Schulz Automotiva, 2º lugar Ciser e 3º lugar Kyly.

Durante o evento, as empresas compartilharam seus cases, contemplando os modelos utilizados, suas práticas e particularidades culturais, bem como os benefícios obtidos e os desafios encontrados. A programação também contou com o renomado Sensei Hiroaki Kokudai, que falou sobre o Programa 5S e Lean no Japão e no Brasil.

"A implementação do Programa 5S constitui-se na base para o incremento da produtividade da organização, à medida que deve ser utilizado como uma estratégia para iniciar uma mudança cultural para o combate aos desperdícios dos recursos na organização, servindo como pilar de sustentação para a implantação e manutenção do Lean Manufacturing", afirma o professor André Bastos, diretor da Ápice Educação Executiva e coordenador do evento.

Para Patrícia Zorzi, represente do Núcleo de Gestão da Qualidade da Acib, proprietária da consultoria Gestão Global e jurada do evento, o resultado foi bastante positivo. “Houve muita troca de conhecimento. Foi uma ótima oportunidade de aprendizado para todos os participantes”, aponta.