HSI apresenta cirurgia robótica e projeto de extensão a pacientes do SUS na Acib

O diretor executivo do Hospital Santa Isabel Juliano Peters participou da Reunião Conjunta do Conselho Deliberativo, Fiscal, Superior e Diretoria da Acib nesta segunda-feira, dia 1º de julho. Ele apresentou a instituição, o programa de cirurgia robótica do HSI e seus benefícios.

Blumenau é a terceira cidade do país a aplicar a tecnologia e a primeira do Estado. Conforme Peters, 12 médicos já estão realizando cirurgias robóticas na instituição, às sextas e sábados. Entre os benefícios da técnica, estão menor risco de lesionar nervos, com menos dor crônica pós-operatória; menores índices de incontinência urinária e impotência; maior sucesso nas taxas de fertilidade pós procedimento; melhor resultado oncológico; melhor recuperação pós-operatória e retorno precoce a atividades laborais.

Peters apresentou ainda um projeto de incentivo à extensão de cirurgias por meio de tecnologia robótica aos pacientes que se encontram na fila do SUS. A intenção foi solicitar o apoio das empresas associadas à Acib.

Inicialmente, a perspectiva é oferecer 24 cirurgias ao ano para pacientes que aguardam na fila do SUS, sendo 12 de próstata e 12 de endometriose, ao custo total de R$ 600 mil ao ano. O patrocínio das empresas é dividido por categorias e as cotas começam a partir de R$ 25 mil, variando também a contrapartida oferecida. Empresas interessadas em saber mais podem entrar em contato com o setor de Captação de Recursos do Hospital pelo email daiane.martini@santaisabel.com.br ou telefone (47) 3321-1004.