Núcleo de Mídia Exterior da Acib auxilia empresas nas estratégias de comunicação

A mídia exterior, também conhecida como OOH (Out of Home), é uma das mais tradicionais formas das marcas atingirem o seu público. Ciente do papel importante que o segmento representa, a Acib conta, desde 2006, com o Núcleo de Mídia Exterior, que atua promovendo a troca de experiências, debatendo legislações referentes ao setor e valorizando as empresas da área. Além disso, um dos papeis do Núcleo é auxiliar as empresas de Blumenau e região nas suas estratégias de comunicação.

A coordenadora do Núcleo, Sandra Regina Koch, ressalta que a mídia exterior atinge toda a população, independentemente de faixa etária ou classe social, representando uma mídia de massa fundamental para as marcas, mesmo na era digital. "A mídia online tem a sua importância, sem dúvida. Mas, em contraponto a um ambiente com tantas notícias falsas, o offline oferece credibilidade aos anunciantes”, destaca.

Algumas vantagens desse tipo de mídia são o baixo custo de produção, a simplicidade e agilidade na instalação, o longo alcance, o grande impacto visual gerado e a maior possibilidade de fixação das mensagens na mente do público. No ano passado, pela primeira vez, os números de OOH ultrapassaram 10% dos investimentos publicitários no Brasil. Segundo o Mídia Dados Brasil 2019, enquanto a TV aberta tem 88% de penetração no total da população (em 30 dias), a mídia out of home tem 87%. A penetração é superior a países como França, Espanha, Reino Unido e EUA.

Uma das inovações trazidas ao mercado por empresas do Núcleo é uma ferramenta criada para monitorar o fluxo de pessoas e informar, com base em números reais, o potencial de audiência de um painel de mídia exterior. A tecnologia mede o fluxo de consumidores em áreas de grande movimento e também nos estabelecimentos comerciais, consolidando índices mais seguros de retorno de investimento (ROI). Nesta época de pandemia, foi possível medir, semana a semana, o movimento da população de Blumenau em determinados pontos da cidade, por exemplo.

Campanhas beneficentes

Conhecedor dos efeitos positivos da mídia exterior para as empresas e marcas, o Núcleo também desenvolve diversos trabalhos voltados à conscientização da população e entidades beneficentes. Os mais recentes visaram homenagens a profissionais de saúde, estímulo ao uso de máscaras e frases de estímulo e positividade. Outra ação realizada neste ano foi destinada ao Hospital Santo Antônio, visando divulgar a campanha de arrecadação de verbas para a entidade. As empresas do Núcleo doaram veiculações em cinco outdoors, dois front lights e um painel de led para a campanha.

Além do Hospital Santo Antônio, só neste ano de 2020, outras seis entidades ou ações beneficentes foram apoiadas pelo Núcleo. Foram elas: Bazar Beneficente do Centro de Recuperação Nova Esperança; Campanha Associação Músicos; Campanha Pense Local, Compre Regional; Casa de Apoio; CVV – Centro de Valorização da Vida; e Seminário do Autismo. Em 2019 foram 106 veiculações em mídia exterior doadas, totalizando um valor de R$ 84.800,00. Nos anos de 2018 e 2017 a média foi de cerca de R$ 70 mil por ano em doações de veiculações.

Além disso, nesses 14 anos de história, o grupo já realizou pesquisas de mercado e criou o Prêmio de Mídia Exterior. O Núcleo de Mídia Exterior da Acib é formado pelas empresas Barbieri Painéis, Bludoor, Criativa, Destaco Painéis, Eldorado Cartazes, Publicar Publicidade em Ônibus e Pura Cor. Empresas interessadas em saber como participar podem entrar em contato com a consultora Clarice pelo email nucleos1@acib.net  ou telefone (47) 3326-1230 / (47) 99177-4549.