Núcleo inicia Jornada da Inovação e expande conhecimento sobre conceitos e práticas relacionados ao tema

Neste mês de maio o Núcleo de Inovação da Acib iniciou a Jornada da Inovação, uma série de eventos com o objetivo de levar conhecimento para os empresários sobre conceitos e práticas de inovação. O primeiro módulo de quatro ocorreu no dia 06, com o worskhop “Governança da Inovação e Organizações Ambidestras”, em parceria com a Fundação Fritz Müller.

O prof. Ricardo Yogui, conselheiro e mentor C´Level, foi quem ministrou o workshop. Ele aliou no seu conteúdo experiência empresarial em negócios inovadores com a sólida formação e atuação acadêmica. Com o tema Governança de Inovação & Organizações Ambidestra, 17 profissionais de diversas empresas puderam compreender e debater como as organizações modernas alinham excelência operacional e visão de futuro.

A coordenadora do Núcleo de Inovação da Acib, Daniela Bianchi, explica: “O objetivo com a Jornada da Inovação é desmistificar o tema, trazer pra perto, para algo aplicável no dia-dia das organizações e mostrar que inovação é uma forma de pensar e agir. Com a entrega deste primeiro módulo, vimos que estamos no caminho certo. Foi incrível, um conteúdo riquíssimo e com muita interação”.

Para o diretor de Inovação da Acib, Everaldo Grahl, a capacitação é importante pois a Governança de Inovação é um pilar para as organizações se estruturarem e inovarem de forma sistemática. "Novos workshops acontecerão ao longo do ano de 2022 e vão aprofundar as boas práticas de inovação. O resultado deste primeiro encontro já mostrou o interesse das empresas, sejam de porte pequeno ou maior. A diversidade de segmentos de negócio e a qualificação dos participantes foram diferenciais importantes percebidos”, apontou.

Como inovar utilizando o design de serviço

O segundo módulo da Jornada da Inovação será nos dias 30 de junho e 01 de julho, com o tema “Como inovar utilizando o design de serviço”.  O workshop acontece na Fundação Fritz Müller, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O objetivo é oferecer ao participante uma visão geral sobre design de serviço e conhecimento prático nas ferramentas mais usadas na abordagem, para aplicar em sua rotina.

Conteúdo:

• Conceitos e aplicações práticas de Design Thinking e de Design de Serviço.
  • Lógica Dominante do serviço.
  • Conceito de experiência e jornada do usuário.
  • Fluxo de inovação em serviços, baseado no Duplo Diamante do Design.
  • Níveis de maturidade em design.
  • Etapas Entender, Imaginar e Projetar, com aplicação prática de ferramentas de Design de Serviço (desk research, matriz CSD, mapa de stakeholders, técnicas de pesquisa em design, personas, jornadas do usuário, técnicas de ideação e prototipagem, blueprint do serviço).

Quem ministrará o próximo módulo é a professora Claudia Grande, experiente gestora de equipes criativas e de líderes, administradora e mestre em Administração pela ESAG/UDESC. Possui atuação em consultorias em varejo, indústria e ampla experiência na área de serviços, especialmente no setor da saúde. Foi jurada do Prêmio de Excelência na Jornada do Cliente 2019, da Unimed do Brasil. Possui também formação e experiência em design de serviço e estratégia organizacional.