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Núcleo de E-commerce promove bate-papo sobre novo perfil do consumidor

Núcleo de E-commerce promove bate-papo sobre novo perfil do consumidor

O perfil do consumidor e o mercado pós-pandemia foi tema de um bate-papo que o Núcleo de E-commerce da Acib promoveu nesta sexta, dia 19 de março, com o consultor Artur Ximenes. “ Não podemos afirmar se estamos no início, no meio ou no fim da crise. Precisamos ajustar nossa mente para este novo ambiente. A pandemia atingiu cada segmento de uma maneira diferente”, observou.

 

Ximenes alertou que a atenção daqui em diante deve ser redobrada. "Temos que estar com a guarda levantada. O que fizemos até ontem pode não ser suficiente de hoje em diante. Existem muitas variáveis que podem interferir na forma de consumir em toda a população”, afirmou. Ele lembrou que a pandemia chegou logo no início da recuperação de uma crise na economia. “Os hábitos de consumo mudaram em função dos bens que consumimos. As classes sociais foram impactadas de maneiras diferentes. As classes desprivilegiadas foram afetadas de forma radical. Sairemos dessa pandemia com novas classes sociais. No pós-pandemia teremos os ricos, uma classe média achatada, os pobres, o novos pobres, os miseráveis e os novos miseráveis”, apontou.

 

O consultor acredita que será preciso encontrar novos motivos para fazer coisas diferentes. "O mercado é uma guerra constante. Lidamos com clientes impacientes e infiéis. Quem consegue gravar no coração do cliente algum tipo de relevância tem a chance de continuar vendendo por longa data para ele aumentada.  Há clientes que você vai precisar demitir porque não geram o que é necessário. Vamos ter que ter coragem para abrir mão de pessoas e mercados”.

 

Algumas mudanças sociais importantes, que influenciaram o comportamento de consumo no mundo, segundo Artur Ximenes:

  • Mais mulheres trabalhando, com maior decisão de compra,
  • Famílias menores,
  • Crianças mais participativas,
  • Globalização de costumes, 
  • Cidades mais povoadas,
  • Aumento da insegurança,
  • Pessoas mais ácidas e críticas,
  • População mais digitalizada,
  • Cinco gerações de consumo no mercado. 

 

O consultor ainda destacou que é importante entender de que forma os consumidores estão se ocupando e como a empresa pode desenvolver produtos para este novo comportamento. Ele ainda apontou que o relacionamento não termina depois da compra. Por isso, é importante ter um excelente atendimento pós-venda.

 

Para finalizar, Artur Ximenes deixou algumas considerações:

  • Toda compra envolve aspectos racionais e emocionais
  • Homens e mulheres tendem a comprar e escolher de formas diferentes
  • Crianças participam e decidem cada vez mais
  • Mulheres são o principal personagem
  • Nunca avalie seus clientes pela aparência, idade, comportamento ou nível cultural
  • A venda é uma consequência, portanto exige preparo.

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