Notícias do Emissoras de Rádio Voltar para o Emissoras de Rádio

No Dia do Rádio, Núcleo de Emissoras de Rádio da Acib reforça a credibilidade e presença na vida das pessoas

Segundo dados da IAB Brasil, mais de 130 milhões de brasileiros estão consumindo algum conteúdo em formato de áudio, sendo que 82 milhões escutam esse formato diariamente. Uma pesquisa da Kantar Ibope Media durante os primeiros dias de abril deste ano mostra que, mesmo em isolamento, as pessoas continuavam ouvindo rádio, seja com a mesma intensidade ou até mesmo mais. Cerca de 20% dos entrevistados afirmaram ouvir muito mais rádio após o início da pandemia. “O rádio é considerado uma companhia e faz parte da vida dos brasileiros. É um formato imersivo, onde as pessoas dedicam atenção total ao conteúdo”,  observa o coordenador do Núcleo de Emissoras de Rádios da Acib, Carlos Alberto Ross.

Para destacar a importância do veículo, no dia 25 de setembro, “Dia Nacional do Rádio”, todos os comunicadores das emissoras de rádio que fazem parte do Núcleo da Acib reforçarão durante a programação das emissoras o papel fundamental que possuem na comunicação e na vida das pessoas.

Conexão e informação

Dados do Target Group Index indicam que 57% dos brasileiros conectados ouvem rádio e, destes, 16% o fazem enquanto acessam a internet. Esse número expressivo de ouvintes se reflete nas interações online avaliadas pelo Kantar Social Radio. O primeiro levantamento especial do KSR, com análises entre janeiro e junho de 2020, mostra que foram mais de 3,5 milhões de tweets sobre rádio ao longo do semestre entre as emissoras da cobertura, com quase 650 mil autores únicos e mais de 987 milhões de impressões.

Confiança

Outro levantamento, feito pela MindMiners, apontou que rádio e jornal impresso são considerados os veículos mais confiáveis para se informar sobre o Covid-19. Dos respondentes, 79% consideraram o rádio confiável ou muito confiável. Portanto, a publicidade no rádio também é eficaz.  Uma pesquisa conduzida pela Midroll (2018) apontou que 67% dos entrevistados conseguiam citar um produto ou promoção que ouviu em um podcast.