Notícias do Inovação Voltar para o Inovação

Evolução e integração do ecossistemas de inovação são temas discutidos na 6ª AGO do Conselho Estadual dos Núcleos de Inovação

Ocorreu na última quinta-feira (29), de forma online, a 6ª edição da Assembleia Geral Ordinária do Conselho Estadual dos Núcleos de Inovação (AGO CENI).  Na pauta, os assuntos apresentados foram relacionados a evolução e integração do ecossistema de inovação.

O evento tem como objetivo mostrar que a inovação é vocação de Blumenau e do Vale do Itajaí e com isso, nesta edição o Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) foi o anfitrião da 6ª AGO do Conselho Estadual dos Núcleos de Inovação.

“Hoje, representamos mais de 35 mil empresários e a nossa missão é auxiliar à todos fomentar cada vez mais os núcleos, além de claro, desmistificar a palavra inovação, pois muitos acreditam que inovação é apenas tecnologia e na verdade não é”, declarou o diretor de inovação da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Amarildo Niles.

O presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Renato Medeiros, abordou a história da entidade, que completa 120 anos em 2021. “A Acib é a primeira associação de Santa Catarina desse gênero e no momento, a nossa principal bandeira é a infraestrutura que além de gerar mais segurança, auxiliará no escoamento dos serviços e produtos dos empresários da região. Além dos comerciantes e indústrias, que fundaram a associação, a Acib reúne hoje prestadores de serviços das mais diversas áreas”.

Medeiros ainda listou algumas bandeiras que Acib levanta, sendo elas o prolongamento da Via Expressa, obras do Aeroporto Regional de Blumenau, duplicação da BR-470, pacto federativo, melhoria do Índice de Educação Básica (IDEB), sistema de redução de enchentes e redução da carga tributária.

Já o empreendedor Rafael Silva, fez uma apresentação sobre o Centro de Inovação de Blumenau, bem como a história e integração da mesma com a região do Vale do Itajaí. “Inaugurado em 2020, hoje o Centro de Inovação conta com 100% de ocupação e oferece a incubação de empresas, espaços de coworking, atividades de formação, networking, realização de eventos, além de gerar a socialização de ideias e a cooperação entre diferentes habitats de inovação”.

Vinicius Rodolfo Wiggers, professor e coordenador da Agência de Inovação Tecnológica (AGIT), da Universidade Regional de Blumenau (FURB) apresentou o case da agência. “A AGIT atua como fortalecedora das ações de inovação tecnológica, incentivando parcerias com os setores público e privado, para auxiliar na solução de problemas da sociedade. Em 2021, foi vencedora do Prêmio Inovação Catarinense - Professor Caspar Erich Stemmer”.

Por fim, a Co-founder da Paytrack Software, Daniele Amaro, apresentou o case de empreendedorismo da startup que é uma ferramenta all-in-one para gestão das viagens e despesas corporativas. “A Paytrack nasceu em 2016 para resolver os desafios da gestão deficiente das despesas e viagens corporativas. A inovação não é só tecnologia, é resolver um problemas real da sociedade. Tudo começou com duas pessoas e hoje nosso time é formado por 100 pessoas e atendemos cerca de 300 empresas. Trabalhamos em cinco frentes distintas e complementares: gestão de despesas, viagens, faturas, mobilidade e cartão pré-pago”.