Pacote de concessões de Blumenau é pauta na reunião da Diretoria e Conselho Deliberativo da Acib

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt participou da reunião conjunta entre Diretoria e Conselho Deliberativo da Acib desta segunda-feira (05) e apresentou o pacote de concessões do Município de Blumenau ofertado à iniciativa privada.

Ao todo, 18 locais serão oferecidos à iniciativa privada, sendo que o número pode aumentar, dependendo da demanda e sugestão da comunidade. As oportunidades de cada local foram idealizadas por meio de um estudo de viabilidade econômico-financeira feito pelo comitê de coordenação dos projetos de concessões e PPPs.

O prefeito explicou como serão ofertados estes projetos. “A maioria dos projetos concede à iniciativa privada a possibilidade de explorar comercialmente alguns espaços públicos de Blumenau e a outra modalidade é o chamado naming rights, quando é concedido a uma empresa o direito de nomear determinada estrutura, como exemplo temos o pavilhão Eisenbahn Biergarten, na Vila Germânica”, explica.

Mário Hildebrandt disse que a Prefeitura estima que a soma das contrapartidas recebidas pela concessão das estruturas e serviços públicos será em torno de R$ 251,8 milhões e que com as concessões haverá redução de custos e de estrutura para a cidade.

Os locais que entrarão no pacote de concessões da prefeitura, são:

• Parque das Itoupavas
  • Galegão
  • Mercado público
  • Rota de lazer da rua XV
  • Prainha
  • Rodoviária
  • Aeroporto
  • Cemitérios
  • Museus
  • Praça Dr. Blumenau
  • Praça Victor Konder
  • Geração de energia através de resíduos sólidos
  • Setores da vila germânica
  • Eisenbahn Biergarten
  • Pátio de estacionamento
  • Placas nominativas de ruas
  • Área azul
  • Abrigos de ônibus

Ao fim da apresentação, o vice-presidente do Conselho deliberativo da Acib, Ronaldo Baumgarten Jr., abriu para perguntas dos participantes. Dentre elas estava a preocupação com relação ao alagamento do Parque das Itoupavas, pois o mesmo está situado em uma área que com 8,5 metros é alagada. O prefeito ressaltou que, parques são feitos em locais alagáveis, pois, pode-se utilizar novamente após o alagamento.

Outro questionamento abordado durante a reunião foi em relação a uma possível cobrança de taxa para os eventos que são realizados em Blumenau. Na citação observou-se que Blumenau é uma das poucas cidades que não cobra para sediar eventos, enquanto em diversas outras há a cobrança de valores. “Esta sugestão será analisada e levada à Câmara de Vereadores do município”,  ressaltou o prefeito.

O presidente da Acib, Avelino Lombardi, solicitou ao prefeito que seja agendada uma reunião em conjunto com o governador do Estado, onde a Prefeitura e entidades empresariais possam levar às demandas do município e solicitar mais apoio a cidade.