Prefeito apresenta projetos de infraestrutura para Blumenau na Acib

Infraestrutura, saneamento, áreas de lazer, Centro de Convenções e sistema aeroportuário foram alguns dos temas apresentados pelo prefeito Mário Hildebrandt e a vice-prefeita Maria Regina Soar em reunião com a Diretoria e o Conselho Deliberativo da Acib nesta segunda-feira (13).

Na ocasião, o presidente da Acib, Renato Medeiros, ressaltou a importância de encontros que visem à discussão e apresentação aos empresários do planejamento e projetos de infraestrutura da cidade. Hildebrandt apresentou algumas conquistas da cidade. “Aderimos ao projeto Governo Sem Papel, que tem o intuito de digitalizar a maior parte dos serviços públicos, gerando agilidade e economia. Também podemos citar o Assinador Digital, da Gov.Br, que permite a assinatura através do celular, computador, entre outros meios digitais. Também conseguimos o título de 16ª cidade mais inteligente do Brasil e 4ª lugar da região sul e somos a segunda cidade de Santa Catarina que mais emprega, totalizando 10.432 de saldo de novos empregos até agosto de 2021, sendo a 18ª cidade do Brasil que mais gerou empregos”, declarou.

O presidente do Conselho Deliberativo da Acib, Avelino Lombardi, ressaltou a importância em estreitar a relação do município com o Governo do Estado. “Precisamos de mais sinergia nesta comunicação, apenas com os recursos da cidade não conseguiremos desenvolver e finalizar obras importantes”.

Em resposta, Mário Hildebrandt informou que a sua relação e comunicação com o governador é boa. “Temos pouco orçamento vindo do Estado, mas o processo em si é trazer resultado para cidade, se conseguirmos seguir sem verbas deles, seguiremos”.

Projetos para Blumenau

Hildebrandt apresentou alguns projetos que estão em andamento. Como principal, o prefeito listou o corredor estrutural norte. “A previsão de custo da obra é de cerca de R$200 milhões”, informou.

“Na parte de saneamento, buscamos a melhoria na captação e tratamento de água, na ETA II, com captação de água bruta e contenção de margem do Rio de Itajaí Açu. Já de infraestrutura, estamos com vários projetos, como a  revitalização da velha ponte Adolfo Konder, que já está em fase de licitação”, apresentou.

Outro projeto apresentado pelo prefeito foi a passagem inferior na Avenida Beira-Rio. “Essa obra está em processo de estudo técnico, mas o intuito é criar uma passagem por baixo da ponte Adolfo Konder, para desafogar o trânsito da região”.

Além disso, citou como obras futuras: atualização do projeto para o Parque Linear, prevendo espaço de caminhada na beira do rio; pavimentação da rua Erwin Manske, no Bairro Vila Itoupava; e a contratação para uma nova ponte na região norte, no bairro Itoupava Norte.

Centro de Convenções e Aeroporto de Blumenau

Duas obras debatidas há algum tempo pelas autoridades e população da cidade são o Centro de Convenções e o Aeroporto Quero-Quero. A prefeitura de Blumenau rompeu o contrato com a empresa Zenite Engenharia, que era responsável pela readequação do projeto e elaboração do orçamento da obra. “Atualmente o Centro de Convenções está em fase final de aprovação, em avaliação de projeto. A previsão de orçamento final da obra é cerca de R$31 milhões”, informou Hildebrandt.

Já o Aeroporto Quero-Quero, de acordo com o prefeito, está em andamento. “A previsão, em valores, para conclusão da obra é de R$4 milhões. Além disso, já iniciamos o cercamento do terreno que está em processo de licitação. O projeto de balizamento também já foi revisado e encaminhado para aprovação do Governo do Estado”, finalizou.