Presidente do Instituto Gene apresenta ações na Acib

O presidente do Instituto Gene (http://www.institutogene.org.br/), Udo Schroeder, participou da Reunião Conjunta de Diretoria e Conselho Consultivo da Acib nesta segunda-feira (07) e falou sobre projeto SC@2022 e os caminhos trilhados até a construção do Centro de Inovação de Blumenau.

Schoreder explicou também sobre o Pacto pela Inovação, que trabalha dentro de quatro eixos: conhecimento e talento, acesso a capital e atração de investimentos, infraestrutura, redes e colaboração. O presidente do Instituto Gene falou também sobre a missão dos centros de inovação, como a de ativar o ecossistema de inovação, criar a cultura inovadora e empreendedora, gerar e escalar negócios inovadores.

O executivo explicou sobre todas as funções e subfunções do Centro de Inovação de Blumenau e alinhou expectativas relacionadas ao espaço, que tem entre suas atribuições abrigar projetos inovadores de empresas estabelecidas, transferência de tecnologia, gerar open inovation, apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento, e promover a socialização de ideias.

Na área de talentos, Shroeder explicou sobre o importante papel que o Centro deve ter na formação, orientação, atração e retorno, entre outras funções e subfunções. Na área de capital, o Centro de Inovação deverá proporcionar acesso a investidores, a crédito, aval e garantias, intermediação de negócios, entre outros. O órgão deverá, ainda, atuar em projetos impulsionadores setoriais e na criação de uma agenda tecnológica. O Centro também contribuirá no Desenvolvimento Urbano, apoiando ações em prol de cidades inteligentes, a exemplo do que já ocorre em outros municípios que contam com espaços de inovação.

Para a comunidade, o Centro de Inovação também contribuirá como agente de inovação social, preparação de novas gerações de inovação, formação de pais e mães, inclusão digital de avôs e avós, entre outras.

Schroeder apontou as ações para a implantação do Centro, como a definição da entidade gestora, que será o Instituto Gene; análise e adequação dos marcos regulatórios legais, e o contrato de gestão com a Furb. O executivo também apresentou as principais fontes de receita do Centro, que virão da ocupação dos espaços, patrocinadores e projetos especiais. “Vamos buscar muitos recursos com projetos especiais e manteremos uma equipe enxuta, visando otimizar os resultados”, destacou Schroeder.

O presidente do Gene apresentou também os próximos passos previstos para concluir as obras, fazer ocupação dos espaços físicos, buscar patrocinadores e executar as funções.