Semana da Língua Alemã tem programação voltada para todas as idades até dia 19 de junho

Pelo sexto ano consecutivo, Blumenau é a cidade com maior programação da Semana da Língua Alemã no Brasil. Neste ano, a Semana - que iniciou na sexta (10) e vai até dia 19 de junho - contará com 45 eventos dos 123 programados em todo o Brasil. Criada em 2016 pelas Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, o evento em Blumenau tem apoio do Núcleo de Língua Alemã da Acib (Associação Empresarial de Blumenau). O objetivo é despertar o interesse dos brasileiros para o idioma e mostrar a importância dele nas relações internacionais e preparação para oportunidades de trabalho, bem como para facilitar o acesso à cultura, tecnologia, ciência e inovação europeia.

A programação conta com diversas oficinas e ações que envolvem crianças e adultos, nos formatos online e presencial. Confira a programação completa no link. Os eventos são promovidos pelas escolas integrantes do Núcleo de Língua Alemã da Acib, em conjunto com os consulados e parceiros culturais dos países que têm como língua mãe o alemão (Alemanha e Áustria).

A coordenadora do Núcleo de Língua Alemã da Acib e cônsul honorária da Alemanha, Susanne Klemz Adam, e o cônsul honorário da Áustria, Mauro Kirsten, ressaltam que Blumenau destaca-se pela sua vocação natural para o ensino da língua. Os eventos da programação são voltados para o idioma na atualidade, com viés contemporâneo, focados principalmente nos jovens. “Nosso objetivo é tratar da importância atual da língua, trazer novidades de outros países e despertar a atenção de pessoas que ainda não estão estudando alemão”, aponta Susanne.

Segundo Kirsten, há grande oportunidades acadêmicas, culturais e profissionais para quem tem conhecimento do idioma alemão. “Em Blumenau, temos diversos convênios com universidades da Áustria e da Alemanha. Os acadêmicos estudam lá fora e trazem conhecimento para cá. Além de prepararmos profissionais para trabalhar fora do país, estamos ampliando as oportunidades aqui mesmo na região, uma vez que diversas empresas precisam de profissionais que falem alemão no Brasil”, destaca.

As instituições integrantes do Núcleo de Língua Alemã da Acib são, além dos consulados da Alemanha e da Áustria, ICBA, Escola Barão do Rio Branco, Alameda Haus, Sesc Idiomas, Wizard, Furb e Uniasselvi. Este é o sexto ano que Blumenau realiza a Semana da Língua Alemã, sempre se destacando com uma das cidades brasileiras que mais promove eventos durante o período.