Sistema Facisc cria Comitê Ambiental

O Núcleo de Gestão Ambiental da Acib participou, na semana passada, da criação do Comitê Ambiental do Sistema Facisc. O evento foi aberto pelo diretor ambiental da Facisc, José Mário Gomes Ribeiro, que recebeu os convidados do evento ressaltando a importância das entidades do Sistema Facisc se unirem para discutir a temática do meio ambiente e buscar soluções para uma economia mais sustentável.

O presidente do Instituto do Meio Ambiente, Valdez Rodriques Venâncio, prestigiou o encontro e falou sobre as inovações que vem sendo implantadas pelo IMA e permitido mudanças como a desburocratização. “Queremos colaborar e fazer um projeto que possamos pensar no amanhã permitindo que a economia e todos os serviços funcionem, tendo a sociedade como parceira para tudo que seja necessário para que se tenha vida”, declarou.

Também no evento, o presidente da Facisc, Jonny Zulauf destacou a importância do setor empresarial e do poder público caminharem juntos. “Iniciativas como estas só funcionam quando temos pessoas interessadas e determinação para buscar o bom senso para o desenvolvimento e a preservação. Por isso queremos ser a ponte para construir um fórum permanente de debates e buscar soluções que deem respostas aos empresários e a sociedade.

Na ocasião foram apresentados os cases dos Núcleos das ACIs de Joinville, sobre fomento da representatividade, de Chapecó, sobre o lixo zero e de Tijucas, sobre o painel solar na asssociação. Foi lançada ainda a Capacitação Ambiental que será promovida pela Facisc e assinada a resolução para criação do Comitê Ambiental do Sistema Facisc que tem o objetivo de criar uma rede de atores na área ambiental para compartilhar e discutir as demandas relacionadas que afetem o setor empresarial.

Além dos representantes da Facisc, o Comitê será composto inicialmente pelos Núcleos do Meio Ambiente das ACIs de Blumenau, Joinville, Criciúma e São José que prestigiaram o evento e compartilharam suas ações.