Acib apresenta case de sustentabilidade

04/06/2019

Acib apresenta case de sustentabilidade

No dia 30 de maio o diretor executivo da Acib, Charles Schwanke, participou da apresentação de projetos ligados aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no IFSC campus Gaspar, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente do instituto.

Schwanke apresentou o Acib Recicla, projeto que vem sendo desenvolvido por meio de parceria com a Weee.doLogística Reversa de Eletroeletrônicos desde 2018. Por meio da iniciativa, foram implantados pontosde entrega voluntária (PEV’s) de lixo eletrônico itinerantes em empresas de Blumenau e também na sede da Acib. A Weee.do assegura destinação adequada dos materiais eletrônicos que não são mais utilizados.

Alguns resultados do primeiro ano do projeto:

– 1,3 toneladas de gás carbônico deixaram de ser emitidos (o equivalente à 28 carros rodando durante uma semana [250 Km/semana]).

– 4.409 Kwh foram economizados (o bastante para abastecer 519 casas por dia (8,5 Kwh/casa)

– 78 Kg de alumínio foram reciclados (o equivalente à produção de mais de 4.751 novas latinhas)

– 378,6 Kg de ferro foram reciclados.

– 128,1 Kg de materiais tóxicos foram corretamente destinados (Ex. chumbo, mercúrio, etc.)

Também foi apresentado na ocasião o projeto do “Bueiro Inteligente”, apoiado pela associação empresarial e idealizado pelo empresário associado Tiago Santos, da empresa Top Quadros. Além disso, foram apresentados projetos do IFSC, Ailos e Pro-Família.