Núcleos Empresariais
Empresários de um mesmo ramo ou tema em comum constituem um Núcleo Empresarial da ACIB com encontros regulares na sede da entidade. O propósito é trocar experiências, identificar oportunidades e desafios comuns para buscar, conjuntamente, as soluções mais eficientes.
As reuniões são realizadas a cada duas semanas ou a cada mês, dependendo da necessidade e definição prévia do núcleo. Cada grupo tem a participação média 10 a 25 empresas de todos os portes. A empresa que inspira interesse em participar, mesmo que ainda não tenha se associado à ACIB, pode participar de alguns encontros “experimentais” para então decidir pela adesão.
A ideia dos Núcleos Empresariais surgiu em 1991 através de um projeto de cooperação entre três associações (Blumenau, Joinville e Brusque) e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera. Desde a implantação, o projeto se consolidou como um eficiente meio de fortalecer diferentes setores da economia, além de cultivar o empreendedorismo nas empresas associadas.