ACIB promove café para associados
A Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) realizou mais uma edição do Café com...
A Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) promoveu uma conversa nesta segunda-feira (28/03) entre diretoria, Defesa Civil, o acadêmico do curso de Especialização em Data Science da Universidade Regional de Blumenau (FURB) Jonathan de Souza e o orientador professor Aurélio Faustino Hoppe.
O estudante criou um modelo de previsão do rio Itajaí-Açu em situações de enchente utilizando redes neurais. Esta é uma abordagem computacional para resolver o problema das cheias. Foram analisados dados de 2008 a 2017 de toda a bacia hidrográfica do rio. A medição leva em conta a quantidade de chuva nas cabeceiras e pode fazer a previsão para períodos de até 9 horas. “O modelo está preparado para coletar dados quando o rio ultrapassa 4 metros e se alimenta dos dados histórico das estações fluviométricas e pluviométricas do CEOPS”, afirma.
Os técnicos da Defesa Civil de Blumenau explicaram que o projeto é considerado de vanguarda, pois os modelos de redes neurais atuais conseguem ver dados com qualidade e previsibilidade de até 6 horas. “A Defesa Civil está absorvendo a administração do CEOPS (que antes era da FURB) e está aguardando a instalação de 33 estações hidrológicas por parte do Governo do Estado ao longo do rio Itajaí-Açu. Após esse momento vamos avaliar se esses equipamentos serão suficientes e ver se podemos trabalhar com o modelo”, explica o secretário Carlos Olímpio Menestrina.
De acordo com os profissionais, as redes neurais são uma forma mais fácil de se trabalhar e já são usadas em pesquisas avançadas relacionadas às previsões meteorológicas. A coleta de dados tradicional das estações é feita por meio de mensageiros.
Como o projeto desenvolvido requer investimento em bolsa de pesquisa para ser continuado, a diretoria propôs formas de rentabilizá-lo por meio de investidores anjos. A ACIB se colocou à disposição para novas discussões referentes ao tema.