ACIB conhece trabalho do Gentes Instituto

10/10/2022

ACIB conhece trabalho do Gentes Instituto

A Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) recebeu nesta segunda-feira (10/10) a coordenadora do Gentes Instituto, Simone Gadotti, para falar sobre a inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho.

O Instituto trabalha com o Programa Emprego Apoiado, onde encaminha ao mercado de trabalho autistas de nível 1, a partir de 16 anos. “Nós fazemos acompanhamento terapêutico, treinamentos de entrevistas e atividades que estimulam a descoberta e aperfeiçoamento das soft skills de cada indivíduo”, explica Simone. De acordo com ela, sempre que um jovem é empregado há conversas com as equipes onde eles irão trabalhar para poder prepará-las. Atualmente, há oito autistas contratados em empresas e instituiçõescomo Cooper, Weg e na Câmara de Vereadores. “Já houve jovens que conseguiram promoções, por isso nós temos certeza de que eles não querem ser só um número e sim desejam produzir”, comemora.

Para poder empregar mais pessoas, Simone explica da necessidade de montar uma equipe profissional multidisciplinar. Hoje, o Gentes consegue treinar 15 jovens por vez. Atualmente, há nove em treinamento.

A diretoria da ACIB se colocou à disposição para a divulgação e apoio do trabalho que é pioneiro na cidade. O Gentes funciona hoje anexo à Cafeteria Especial, no Centro de Blumenau. Para entrar em contato o e-mail é gentesinstituto@gmail.com.