Acib cria Núcleo de Cooperativas

24/03/2021

Acib cria Núcleo de Cooperativas

A Acib deu o primeiro passo para a criação de um Núcleo de Cooperativas. Um encontro inicial foi realizado de forma online nesta quarta-feira (24), com a presença de cerca de 20 pessoas, entre representantes de cooperativas e da Acib, para tratar do tema.

Também participou da reunião o representante do Núcleo de Cooperativas da ACIRS,(Associação Empresarial de Rio do Sul), Ricardo da Silva, que apresentou o case do Núcleo do mesmo segmento daquela entidade, que tem a missão de promover ações de interação e fortalecimento das cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. O primeiro evento promovido pelo núcleo foi um Fórum Regional, em 2016. Outras ações que fazem parte do trabalho do Núcleo são o “Dia C”, em comemoração ao Dia Nacional do Cooperativismo; eventos de networking e fortalecimento do setor, visitas técnicas em cooperativas que participam do Núcleo e instituições externas, realização de levantamentos, entre outras.

Em 2021 está previsto um encontro para líderes cooperativistas, por meio de um webinar, no dia 6 de abril. Além disso, estão no planejamento: trocas de boas práticas mensais durante o ano, levantamento dos números do Cooperativismo, uma possível ação social no “Dia C”, duas visitas técnicas e estratégias para o Fórum Ampliado.

No encontro, a diretora de Núcleos da Acib, Denise Ribeiro Ern, fez uma apresentação sobre as Diretrizes dos Núcleos Empresariais da Acib. “Nossa entidade tem como missão dar suporte aos nossos associados”, ressaltou.

Cooperativas interessadas em participar do Núcleo podem entrar em contato com Clarice, pelo email nucleos1@acib.net.