ACIB discute situação do Aeroporto Quero-Quero

ACIB discute situação do Aeroporto Quero-Quero
26/03/2024

ACIB discute situação do Aeroporto Quero-Quero

A diretoria da ACIB recebeu nesta segunda-feira (25) o empresário Marcos Zatta Borges, representante da entidade no Comitê em Prol do Aeroporto (Copraer) – que atualmente congrega 25 entidades – para contextualizar a situação atual do Aeroporto Regional Quero-Quero.

De acordo com ele, 99% do cercamento está concluído e 75% do recapeamento da pista executado. “O restante da obra iniciará nesta terça-feira (26) e a previsão de conclusão é em 10 de abril”, explica.
Em relação ao balizamento, 30% está pronto. O empresário conta que houve falhas no projeto inicial e por isso a necessidade de fazer ajustes para realizar aditivo para conclusão. A previsão de retomada é para julho.

No ano passado, a Azul Linhas Aéreas ofertou voos comerciais no período da Oktoberfest, porém como outubro foi marcado por chuvas intensas e enchentes que chegaram a suspender por duas vezes a festa, das 24 operações planejadas, 18 precisaram ser canceladas. Ainda não se tem informações se haverá oferta neste ano.

O assunto aeroporto é pauta há alguns anos na ACIB e a entidade. “Há cerca de dez anos já defendíamos que se fizessem as roçadas, balizamento e cercamento. Não tínhamos nem o mínimo. Hoje isso já é uma realidade e talvez agora precisamos rever os estudos para ter ideia da viabilidade econômica do aeroporto”, comenta a presidente da ACIB, Christiane Buerger.

O Quero-Quero tem administração municipal e foi inaugurado em 1970. Já chegou a receber voos comerciais, porém com a falta de manutenção e investimentos, as operações ficaram inviáveis. Em 2017, após quase fechar as portas, foi fundado o Comitê em Prol do Aeroporto (Copraer). Hoje, o terminal opera com aviação executiva e também com aeronaves para fazer o transporte de órgãos para transplantes. Além de ter um aeroclube que forma cerca de cem pilotos por ano.

Pular para o conteúdo