ACIB é uma das entidades habilitadas para participar do Comitê Itajaí

04/03/2022

ACIB é uma das entidades habilitadas para participar do Comitê Itajaí

A Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) está entre as entidades habilitadas a ocupar uma das cadeiras na nova composição do Comitê Itajaí Gestão 2022 ? 2026. A lista com as selecionadas foi divulgada nesta quinta-feira (03/03).

O Comitê é um colegiado formado por organizações públicas e privadas que tem por objetivo orientar o uso e a proteção da água em toda a bacia hidrográfica. Funciona como um parlamento para debater e deliberar sobre as questões relacionadas às águas da bacia do Itajaí. Foi criado pelo Decreto Estadual 2109/97 e teve como primeiro presidente Hans Prayon, ex-presidente da ACIB.

Fazem parte do Comitê 50 organizações, das quais 10 são órgãos públicos estaduais e federais; 20 são usuários da água; 10 são órgãos públicos municipais e 10 são entidades da sociedade civil. Cada organização é representada por um membro titular e um suplente.

Promover a articulação de ações de defesa contra secas e inundações e para garantir o fornecimento de água em quantidade e qualidade adequadas para todos os usos estão entre as ações do Comitê. Além de traçar caminhos para a proteção e a recuperação de ambientes fluviais e o controle da poluição, da erosão do solo e do assoreamento dos cursos de água.

As assembleias para a escolha dos membros que farão parte do Comitê acontecem de 7 a 9 de março.