ACIB, entidades empresariais e Amve promovem reunião com deputados

20/03/2023

ACIB, entidades empresariais e Amve promovem reunião com deputados

A ACIB recebeu nesta segunda-feira (20/3) os deputados federais Gilson Marques (Novo), Ismael dos Santos (PSD) e Jorge Goetten (PL) e os estaduais Egídio Ferrari (PTB), Marcos da Rosa (União Brasil) e Napoleão Bernardes (PSD) para falar de demandas importantes para as cidades do Vale Europeu.

O encontro também reuniu entidades de Blumenau, como OAB, Ampe, Somar, Sindicatos Empresariais e CDL, prefeitos de oito cidades da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve) e representantes das associações empresariais das cidades de Gaspar, Pomerode, Indaial, Timbó, Itajaí e Navegantes.

A condução da reunião foi feita pelo presidente da ACIB, Renato Medeiros e o prefeito de Blumenau e presidente da Amve, Mário Hildebrandt. Juntos eles falaram sobre os principais pleitos das associações ? duplicação da BR-470, manutenção das barragens do Alto Vale do Itajaí, projeto Jica, manutenção das rodovias estaduais, obras do prolongamento da SC-108, obras contempladas pelo Plano 1000, construção da pista de carga do Aeroporto de Navegantes e melhora da infraestrutura da 3ª Delegacia Regional de Polícia.

Hoje, em relação às obras do Plano 1000, há R$ 259 milhões em previstos para a região da Amve (para obras já iniciadas). O valor pago até o momento foi de pouco mais de R$ 73 milhões, ou seja 28%.

Renato ressaltou a importância em dar continuidade ao que já foi firmado pelo Governo do Estado, principalmente no que diz respeito ao Plano 1000. “Foi o governo do Estado que assinou o compromisso e não o CPF do governador. Todos estes prefeitos que estão aqui estão com obras em andamento que correm risco de parar.”

Já o prefeito Mário, comentou sobre a importância em ter a força dos parlamentares. “Sabemos que cada um tem os assuntos com os quais mais se identifica, mas queremos que os deputados se atualizem sobre os demais temas e que lutem junte conosco.”

Os deputados tiveram a oportunidade de falar sobre os temas apresentados e se comprometeram em trabalhar para avançar nos pleitos e buscar aproximação com as respectivas pastas do Governo do Estado.

Resposta dos parlamentares a alguns dos temas abordados

Plano 1000 – há comum acordo entre os parlamentares de que o Governo do Estado revisará os orçamentos e dará continuidade ao pagamento do que já está em andamento.
Barragens ? os deputados apontam ser necessário resolver a questão do Marco Temporal(na situação das terras indígenas de José Boiteux).
BR-470 ? o clima é de pessimismo, pois não há projetos de duplicação a partir de Indaial. A conclusão dos lotes 1 a 4 não deve ocorrer antes de 2026. Possível solução estaria em um projeto de concessão.
Pista de carga do Aeroporto de Navegantes ? entrave principal está na desapropriação para a construção da pista. Reunião com Ministério dos Portos e Aeroportos está marcada para quarta-feira.