Acib entra com mandado de segurança para suspender tributos federais

01/04/2020

Acib entra com mandado de segurança para suspender tributos federais

Em razão do estado de calamidade pública provocado pela pandemia mundial do coronavírus, atenta aos anseios da classe que representa e preocupada com o difícil momento vivido pela empresas, a Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) ingressou na Justiça Federal, na tarde desta quarta-feira (01/04/20), com um mandado de segurança coletivo, em benefício de todos os seus associados.

O propósito é obter uma decisão judicial para suspender o pagamento dos tributos federais, incluindo-se, mas não se limitando, a IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI, CIDE, Imposto de Importação, PIS/COFINS Importação, contribuições previdenciárias e contribuições destinadas a terceiros (sistema “S”, inclusive), bem como obrigações de empresas do Simples Nacional. Também foi objeto do pedido a postergação no cumprimento das obrigações tributárias acessórias, a serem atendidas em tal período. Aguarda-se agora a análise do Poder Judiciário.

É a ACIB, na condição de guardiã dos interesses do segmento que representa, dando sua contribuição neste inédito e preocupante momento da história.