Acib envia ofício ao ministro da Educação apoiando federalização da Furb

07/12/2021

Acib envia ofício ao ministro da Educação apoiando federalização da Furb

A federalização da Furb tem sido uma das bandeiras levantadas pela Acib (Associação Empresarial de Blumenau). Na semana passada, a entidade enviou ofício ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, manifestando apoio à proposta de federalização da universidade. “Trata-se de uma demanda histórica da comunidade do Vale do Itajaí, respaldada pelas credenciais agregadas pela instituição, em uma região que representa mais de 30% da população e da economia do Estado de Santa Catarina”, aponta o documento, assinado pelo presidente Renato Medeiros.

“Para a Associação Empresarial de Blumenau, é fundamental que a cidade ofereça educação superior de qualidade e gratuita e que promova o desenvolvimento de pesquisas, exercendo importante papel na formação de profissionais qualificados para nossas empresas, melhoria de processos e inovação. Nesse sentido, reafirmamos nosso apoio incondicional à proposta de federalização da Furb, que contribuirá para o desenvolvimento social, econômico e cultural em Blumenau e região”, acrescenta.

A Acib faz parte do Conselho de Federalização da Furb, representada pelo empresário Marcos Belicanta. Criado por iniciativa da reitoria da Universidade Regional de Blumenau, o Conselho tem como objetivo informar, mobilizar e articular a comunidade regional em torno da proposta de criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí, a partir da Furb, apresentada pelo senador Jorginho Mello.

“A criação de uma universidade federal no Vale do Itajaí é uma demanda de toda a comunidade local, não somente da Furb.O Conselho reúne representantes da Universidade, do poder público, câmara de vereadores, entidades empresariais, doSindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau (Sinsepes)e do Diretório Central do Estudantes (DCE)”, observa a reitora Marcia Sardá Espindola.