ACIB inicia calendário de reuniões de diretoria e conselhos

06/02/2024

ACIB inicia calendário de reuniões de diretoria e conselhos

A ACIB iniciou nesta segunda-feira (5) o calendário de reuniões de diretoria e conselhos 2024. O primeiro encontro ocorreu em conjunto com os membros dos conselhos da entidade e contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Valdecir Mengarda, e equipe técnica.

O responsável pela pasta apresentou dados econômicos da cidade de Blumenau e assuntos que estão sendo trabalhados pela secretaria no que diz respeito aos aspecto econômicos e aos eixos do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PEDEM).

O número de empresas ativas no município em 31 de dezembro de 2023 era de 66 mil. Das quais, 48% são MEIs e 28% se encaixam no Simples Nacional. “Nós temos um projeto com o Sebrae chamado Cidade Empreendedora e atingimos o terceiro lugar em atendimentos na Praça do Empreendedor, dentre os municípios com mais de 100 mil habitantes”, explica. A Praça faz o atendimento para quem deseja abrir MEIs ou obter consultoria.

Porém, o saldo no número de alvarás expedidos em 2023 foi menor do que em 2022 – 3.817 contra 4.742. Em se tratando de segmentos, 71% das empresas são de Serviço, 20% Comércio e 8% Indústria.

Atualmente, o PEDEM trabalha com cinco eixos definidos e grupos técnicos estruturados: Eletrometalmecânica, Saúde e Bem-estar, Têxtil e Moda, Tecnologia da Informação e Comunicação. “A secretaria assumiu o plano e chama as entidades e empresas para participar. Essa soma com o poder público é o que vai gerar um ecossistema inovador”, avalia Charles Schwanke, diretor de Desenvolvimento Econômico e Inovação da secretaria.

A presidente da ACIB, Christiane Buerger, finalizou pedindo envolvimento dos empresários. “A ACIB precisa se envolver e os empresários também. Devemos trabalhar juntos para fazer as coisas acontecerem. Não adianta deixar apenas na mão do poder público e esperar que ele resolva”.