Acib Inovação visita TranspoBrasil

03/07/2018

Acib Inovação visita TranspoBrasil

Na semana passada o núcleo Acib Inovação fez uma visita técnica à empresa TranspoBrasil. O grupo foi recebido por Gilson Chequeto, CEO da empresa, e Jean Carlos Pereira, CTO da TranspoBrasil.

Eles apresentaram um histórico e a trajetória da empresa, que nasceu no Instituto Gene e é focada em inovação logística, criando soluções para qualificar e agilizar todo o processo de transporte e armazenamento de produtos. Dentro desta visão, a empresa desenvolveu o TMS (Transportation Management System) mais completo do País, chamado TranspoFrete. Trata-se de uma plataforma integrada de gestão logística que contempla toda as etapas relacionadas com a logística de transporte, incluindo escolha de transportador, orçamento, auditoria, contratação de fretes, roteirização, pagamento a transportadores, agendamento de retiradas de cargas, entre outras funcionalidades. A solução é comercializada em módulos e os principais clientes são indústrias de grande porte e a Altenburg foi a primeira empresa a adotar a solução.

A empresa foi fundada em 2008, com o nome de G2KA. Após seis anos de operação foi adquirida por uma grande empresa de software de Santa Catarina. Dentro do Gene, viram muito valor na orientação e suporte, mas o que mais valorizaram foi o ecossistema das empresas: o compartilhamento de experiências foi a parte mais rica do processo.

O projeto da solução oferecida Transpobrasil surgiu ainda dentro da primeira empresa, com objetivo de aproveitar novas oportunidades de mercado, decorrentes de um grande número de clientes industriais e a percepção de que a área de logística recebia pouca atenção das empresas naquele momento.

Atualmente, a empresa atende 60 clientes de grande porte no Brasil e está iniciando seu primeiro projeto internacional. Seu crescimento tem superado as expectativas dos fundadores, que está se posicionando como líder brasileiro no seu segmento, tendo como principais concorrentes Oracle e SAP.

Em termos de inovação, a empresa tem entre seus principais valores a “atitude empreendedora”. Os gestores possuem sistemas internos de incentivo ao trabalho em grupo para desenvolver soluções, que são recompensadas de acordo com seus resultados. Entre os aprendizados dos empreendedores, destacaram a importância de “valorizar o tempo das pessoas para poder pensar no novo”.

Com o objetivo de fortalecer a integração com o ecossistema de inovação da região, a Transpobrasil foi uma das patrocinadoras de destaque no Startup Weekend Blumenau, que ainda contou com forte adesão dos funcionários. O engajamento foi recompensado, com representantes da empresa em todos os projetos premiados e o primeiro lugar foi para o projeto liderado por uma funcionária.