ACIB participa de audiência pública sobre instalação de sede própria da UFSC em Blumenau

29/07/2022

A Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) participou de uma audiência pública na Câmara de Vereadores na última quinta-feira (28/7), sobre a instalação de uma sede própria para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Blumenau. O encontro teve caráter consultivo e não deliberativo. Foram discutidas maneiras de relacionar e viabilizar os objetivos da UFSC e também da FURB, que busca a federalização.

A ACIB foi representada pelo diretor de Inovação, Everaldo Grahl. “Defendemos a otimização de aplicação dos recursos públicos, integração e negociação entre as entidades (UFSC e FURB). As duas universidades deveriam avançar num modelo de compartilhamento e parceria. Entendemos e respeitamos a autonomia das instituições, mas aqui está em questão, principalmente, os interesses da comunidade de Blumenau e região”, argumenta.

A ACIB é favorável à expansão do ensino superior público, gratuito e de qualidade necessária para o desenvolvimento e crescimento da cidade e região. “A ACIB, assim como várias entidades da cidade de Blumenau e região, apoiam o processo de federalização da FURB”, finaliza.

A partir da audiência, foram feitos dois encaminhamentos: uma solicitação para que seja retomada a comissão para debater uma parceria entre a UFSC e a FURB e o possível compartilhamento do espaço físico e uma solicitação a ser encaminhada ao Poder Executivo para que, se não houver alinhamento das duas instituições, analise a possibilidade de disponibilização de um terreno para que a UFSC possa ter a sua sede própria em Blumenau.