ACIB promove reunião com apresentação do novo superintendente do DNIT e balanço das ações em andamento

ACIB promove reunião com apresentação do novo superintendente do DNIT e balanço das ações em andamento
30/09/2025

ACIB promove reunião com apresentação do novo superintendente do DNIT e balanço das ações em andamento

A Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) realizou, no dia 29 de setembro, mais uma Reunião de Diretoria e Conselhos, que contou com a participação do novo superintendente do DNIT em Santa Catarina, Amauri Souza Lima. Durante o encontro, o dirigente apresentou o relatório atualizado de setembro de 2025 com os principais trabalhos em andamento e as perspectivas do órgão para a região, destacando obras estruturantes e ações previstas para melhorar a mobilidade e a logística no estado.

Segundo Amauri, a duplicação da BR-470 segue em ritmo avançado, com execução superior a 90% nos lotes 1 e 2. No lote 3, obras importantes como o viaduto da Fortaleza e a ponte do bairro Testo têm conclusão prevista para 2025, enquanto o lote 4 deve ser finalizado até dezembro de 2026. “Estamos com a duplicação bastante adiantada, mas ainda dependemos de algumas interferências, como a relocação de rede da SCGás, prevista para dezembro de 2025”, explicou.

Outro destaque foi a BR-280, que passa por obras de duplicação em diferentes frentes. O DNIT prevê a retomada do Contorno de São Francisco do Sul ainda em 2025, com novo projeto contemplando soluções para a travessia do Canal do Linguado. Já no lote 2.2, em Jaraguá do Sul, o orçamento anual de R$110 milhões permitirá acelerar os trabalhos, com previsão de entrega até o final de 2027.

Na região Oeste, a BR-163 já tem mais de 92% dos serviços concluídos entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira, restando R$24,8 milhões a executar. Já na Serra da Rocinha (BR-285), as obras de contenção de encostas e pavimentação foram retomadas em março de 2025.

Além das obras em andamento, o superintendente apresentou o projeto de duplicação integral da BR-470/SC, que prevê 228 km de duplicação e restauração, 20 km de variantes, 75 novas obras de arte especiais, oito passarelas para pedestres e um túnel duplo de 1,5 km de extensão. O projeto foi dividido em oito lotes, que já estão contratados com diferentes empresas de engenharia.

Pular para o conteúdo Whatsapp