Acib recebe comitiva da Câmara de Artes e Ofícios de Munique

Acib recebe comitiva da Câmara de Artes e Ofícios de Munique
14/03/2023

Acib recebe comitiva da Câmara de Artes e Ofícios de Munique

Nesta terça-feira (14), a Acib recebeu uma comitiva da HWK – Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, na Alemanha, em comemoração aos 30 anos da Fundação Empreender, responsável por trazer a metodologia dos Núcleos Empresariais para o Brasil.

Estiveram presentes representando a HWK o presidente Franz Xaver Peteranderl, o diretor geral responsável pelas áreas de Educação e Consultoria, Dieter Vierlbeck e a executiva Bárbara Peinel. O encontro também contou com a vice-presidente da Acib, Christiane Buerger, o presidente da Fundação Empreender, Jonny Zulauf, a cônsul honorária da Alemanha em Blumenau, Susanne Klemz Adam, e empresários associados.

O presidente Petereanderl mencionou que a HWK representa 20% da força de trabalho na região de Munique. A entidade agrupa todas as empresas nas áreas de comércio e prestação de serviços na Alemanha e é dividida por regiões. Além da formação profissional, oferece assessorias em diversas áreas e apoio na criação de novas empresas. Na região de Munique e Alta Baviera são cerca de 80 mil empresas associadas, somando quase 300.000 funcionários.

Em nome da Fundação Empreender, Jonny Zulauf, contou a história da entidade e a importância dos núcleos empresariais. “Democratizamos as associações empresariais. Os núcleos oportunizaram aos pequenos empresários a possibilidade de participar. Isso deu uma força extraordinária para nossas associações”, apontou.O gerente executivo da Acib, Diego Scott ressaltou que cerca de 40% dos 800 associados da Acib participam dos núcleos empresariais da entidade.

Pular para o conteúdo