Acib recebe delegado Paulo Koerich em reunião online da Diretoria

23/02/2021

Acib recebe delegado Paulo Koerich em reunião online da Diretoria

Nesta segunda-feira, dia 22, a Associação Empresarial de Blumenau (Acib) realizou mais uma reunião da Diretoria. No formato online, a instituição recebeu o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Paulo Norberto Koerich, que apresentou as estatísticas das ações realizadas no Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de Santa Catarina.

As estáticas apresentadas na reunião foram relacionadas às ações ao logo do ano de 2020. De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Paulo Norberto Koerich, em 2020 houve uma expressiva redução nos números relacionados aos crimes no estado. “Podemos ressaltar a redução na prática de crimes de homicídios e latrocínios e um único caso de uso de explosivos em agências bancárias, ocorrido em Criciúma. Esses números são muito importante para nós, pois mostram o trabalho de todos, polícia, autoridades e sociedade em geral”, analisou.

Koerich citou que o planejamento estratégico apresentado na reunião tem como foco ser aplicado nos anos de 2019 até 2023. O planejamento é divido em quatro diretrizes, sendo Rede de aprendizagem; Projetos, inovação e orçamento; Capital intelectual; e Investigação criminal. “Já estamos com 23% das iniciativas concluídas do planejamento estratégico”, relatou.

Na rede de aprendizagem, Koerich informou que foram desenvolvidas ações importantes como a plataforma online da ACADEPOL. “Também formamos a primeira turma do 2º curso de pós graduação de Especialização em Ciências Policias e Investigação Criminal, sendo algo inédito no Brasil. Firmamos também 78 convênios e acordos de cooperação técnica, entre outras ações” completou.

Já nas diretrizes de projetos, inovação e orçamento o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, informou que foi lançado o Sistema Webconf da PCSC, bem como o Sistema mobile PSC Fiscaliza e a criação do Núcleo de Pesquisa e Inteligência em Gestão. “Também obtivemos a aquisição de 124 novas viaturas, sendo 58 pelo FUMPC e 66 por doação. Posso ressaltar um aumento na captação de recursos extraordinários, mesmo tendo um orçamento limitado”, completou.

Já relacionado às diretrizes do capital intelectual, Koerich citou investimentos em novas aquisições e substituição de aproximadamente 2 mil coletes balísticos. “Todos os policiais civis que atuam em SC tem à disposição coletes balístico dentro do prazo de validade. Também ampliamos as possibilidades de registros da delegacia, criamos uma academia de ginástica própria para os policiais, entre outras ações e investimentos destinados ao capital intelectual”, apontou.

“Já os investimentos em reformas concluídas em 2020 totalizou-se no valor de R$568.614,68 reais. Para a conclusão das reformas previstas para 2021, o investimento total é de R$2.000.514,18”, apresentou Koerich.

Relacionado as diretrizes de investigação criminal, Koerich informou a criação da Coordenadoria de Combate à Corrupção (CECOR), inauguração de mais de cinco delegacias de combate à corrupção e a modernização do Disque-denúncia. “Depois de 15 anos, adquirimos 250 novas espingardas de repetição de calibre 12 Military, que distribuímos para todas as delegacias de Santa Catarina”, completou.

Na opinião do presidente da Acib, Avelino Lombardi, a Polícia Civil de Santa Catarina está de parabéns. “A gestão no qual o delegado-geral Paulo Norberto Koerich faz parte fez um belo trabalho para a sociedade e também para as empresas da região”. No momento, Lombardi também deu boas-vindas ao novo delegado regional, Rodrigo Marchetti.