Projeto Geração Empreendedora divulga selecionados em Blumenau
Foram divulgados nesta semana os selecionados para a próxima etapa do programa Geração...
Encontro debateu a situação das tubulações de gás que passam na rodovia e as soluções previstas
A ACIB recebeu na reunião de diretoria desta segunda-feira (30) representantes do DNIT e SCGÁS. Na pauta, as obras da BR-470. O superintendente regional do DNIT, Alysson Rodrigo de Andrade, apresentou o andamento dos lotes 1, 2, 3 e 4 e explicou que o planejamento do Governo Federal é entregar a obra até o fim de 2026. “As coisas estão acontecendo, às vezes não é na velocidade que gostaríamos. Temos interferências em alguns trechos, mas vemos que é factível concluir a obra em um ano e meio.”
Os dois primeiros lotes estão com cerca de 90% de execução, o 3 é o mais atrasado e conta com 58% de execução. Já o 4, está com 63% das obras finalizadas. Andrade explica ainda que já foram feitas 622 desapropriações nos últimos dois anos, com mais de 400 processos executados. De acordo com ele, a parte mais complexa da obra está entre os kms 60 e 63 do lote 4 onde é necessário que a SCGÁS retire as tubulações de gás que passam no local.
Problemas dessa natureza ocorrem dos km 54 ao 63. Desses, já existem licitações e mobilizações das empresas para a execução da maior parte, ficando pendente os trechos do km 60 ao 63 e o 59. De acordo com o diretor comercial da SCGÁS, Tiago Cabral, a previsão da companhia é de que os ajustes necessários nos kms 60 e 63 sejam executados até o fim do primeiro trimestre de 2025. “A licitação está em finalização e após isso, o prazo de execução da obra é de seis meses”, explica. A companhia garante que os ajustes serão feitos sem que haja a interrupção de fornecimento de gás.
Na avaliação da SCGÁS o trecho mais complicado será o km 59, onde é necessária a detonação de rochas. “Estamos em conversas com o DNIT para fazer esse trabalho. A retirada das rochas é fundamental para que se passe o tubo de gás e dê continuidade aos trabalhos.” Depois que a detonação for liberada, serão necessários cerca de 90 dias até a conclusão da obra. “Nós temos conversas diárias com o DNIT”, pontua Cabral.
A presidente Christiane Buerger avalia a reunião como positiva e planeja marcar uma nova conversa no início do ano que vem. “Ficamos felizes em saber que há recursos e prazos e os envolvidos estão com disponibilidade em nos atender. Infraestrutura é sempre uma demanda muito importante para nós empresários e vamos continuar fazendo nosso papel de cobrar celeridade no andamento das obras.” A ACIB também irá enviar um ofício ao DNIT pontuando os locais nos quais é necessária melhoria na sinalização.