Acib recebe empresários para meeting sobre sistema Franchising

Acib recebe empresários para meeting sobre sistema Franchising
22/11/2021

Acib recebe empresários para meeting sobre sistema Franchising

De forma consolidada, o setor de Franchising começa a demonstrar um comportamento mais estável, com um faturamento de R$182.381 milhões apenas em 2021 e com uma expectativa de crescimento de 9% no faturamento de 2022, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Na última quinta-feira, no dia 18 de novembro, aconteceu no auditório do CEB (Centro Empresarial de Blumenau) o Meeting let’s talk Franchising – Vantagens de expandir seu negócio com franquias”, que reuniu empresários de diversos segmentos.

O evento foi uma promoção da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) em conjunto com a Seth e apoio do Instituto Brasileiro de Franquias, com a presença do fundador da franquia Camarão Express, Fábio Machado; o advogado e especialista na área, Abdiel Ciprian; o jurista, mestre em direito e gestão de empresas e pessoas, Milard Zhaf; e o fundador da franquia Verità Care, Jean Cardozo.

De acordo com Cardozo, o sistema precisa se modernizar, lembrando que hoje o mundo está mais digital e os negócios precisam acompanhar essas mudanças: “Se preocupar mais com limpeza, mostrar a cozinha, a vacinação dos funcionários, digitalizar cardápios etc.” Cardozo também reforça que o empreendedor precisa participar dessa modernização. “O empreendedor precisa modernizar a mente, se juntar com outros empreendedores para trocar ideias e aprender novas coisas entre seus negócios e em ramos distintos. É necessário ter uma constância do empresário na busca por conhecimento e inovações, não parar no tempo”, apontou, completando: “é preciso diversificar o conhecimento e não monopolizar funções, para se tornar menos desprevenido”.

Milard Zhaf, jurista, mestre em Direito e Gestão de Empresas e Pessoas, reforçou a importância das pessoas, produtos, processos e princípios. “O contrato é uma obrigação que a lei nos exige, mas o que vale entre a gente é o relacionamento”. Ele continua: “a comunidade franqueada também é a empresa. Maior do que a franqueadora e maior do que a unidade franqueada é a rede, que são todas as partes envolvidas. É a sinergia e harmonia que ligam todos os pontos importantes, é para ela que temos que olhar”. Zhaf ainda enfatiza que “relacionamento são pessoas”.

Fábio Machado, fundador da Franquia Camarão Express, com 39 unidades abertas, espalhadas entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, lembrou aos empresários que fazer parte de uma rede de franquias não é apenas ter o dinheiro para investir no negócio.O franqueador precisa conhecer todas as partes do seu negócio e a pessoa que que quer abrir uma franquia precisa saber que é uma grande decisão. É necessário estar disposto a estar presente no negócio, participar, seja de forma ativa ou passiva, de todos os processos essenciais para que a empresa funcione da forma correta”. Machado também recordou o momento em que ele decidiu que a empresa dele deveria virar uma franquia: “Eu percebi quando eu não tinha mais ‘braços’ para gerir mais empresas próprias, com a mesma qualidade que tinha com as primeiras lojas”.

Como advogado especialista em franquias, Abdiel Ciprian aconselhou aos empresários: “Tenha em mente que o seu negócio é diferente, entenda qual é a sua maior dificuldade. Pare pense, estude, observe e analise qual é a sua maior dificuldade, porque às vezes lá na frente o que você não está dando atenção agora, pode te trazer problemas financeiros, contábeis, tributários, fiscais ou judiciais.”

O Franchising ou franquia, existe no Brasil há 35 anos e é um sistema pelo qual o franqueador (dono da franquia) cede ao franqueado (pessoa com o desejo de abrir a franquia) o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. Ele também é responsável por uma estimativa de aproximadamente 17% dos empregos ocupados por pessoas em sua primeira experiência profissional.

Pular para o conteúdo Whatsapp