Inscrições para o 24º Prêmio Gustav Salinger são prorrogadas até o dia 10 de outubro
O evento será realizado no dia 10 de novembro, no Don Concept Hall, e contará com...
A Acib (Associação Empresarial de Blumenau) realizou, no dia 6 de outubro, mais uma reunião de diretoria em sua sede. O encontro contou com a presença do Dr. Carlos Eduardo Sandrini de Castro, diretor superintendente da Unimed Blumenau, e de Vitor Hellmann, diretor-executivo da cooperativa de saúde. Durante o encontro, os gestores destacaram os avanços da Unimed Blumenau após a aquisição do Hospital Santa Catarina – agora Hospital Unimed.
Abrindo a reunião, Carlos Sandrini reforçou que o processo de mudança costuma gerar insegurança e dúvidas, mas garantiu que a Unimed Blumenau tem trabalhado para manter a qualidade historicamente ofertada no Hospital Santa Catarina.
Na sequência, Hellmann destacou os desafios enfrentados pelo setor de saúde suplementar no Brasil, como o alto custo de regulação, a insegurança jurídica e a constante incorporação de novas tecnologias e procedimentos.
Segundo ele, em maio de 2022, a Unimed Blumenau registrava um índice de sinistralidade de 98% – ou seja, praticamente toda a receita da cooperativa era consumida por custos assistenciais, como consultas, exames, internações e indenizações.
Diante desse cenário, foram adotadas ações estratégicas baseadas em três fases: equilíbrio (com corte de custos, reajustes e revisão de contratos), fortalecimento (que resultou em uma economia de R$ 28,7 milhões e na aquisição do Hospital Santa Catarina) e transformação (com ampliação de leitos, novos serviços e investimentos estruturais).
Hellmann destacou ainda que, após a incorporação do Hospital Santa Catarina, a cooperativa mais que dobrou seu controle direto sobre os custos assistenciais, passando de 17,3% em 2023 para 42,3% em 2025 – um avanço que contribui para a sustentabilidade do negócio e para a entrega de serviços cada vez mais eficientes.
Por fim, o diretor reforçou o compromisso da Unimed Blumenau com a transparência, a sustentabilidade e a qualidade no atendimento às empresas e seus colaboradores, e apresentou os projetos de melhorias estruturais do Hospital Unimed e do Hospital da Vila Nova.
Atualmente, a Unimed Blumenau conta com mais de 7,2 mil empresas conveniadas e 130 mil beneficiários. A cooperativa de saúde reúne mais de 900 médicos e 1,7 mil colaboradores, mantendo atuação em 11 municípios da região.