Acib recebe novo secretário de desenvolvimento econômico de Blumenau em reunião online da Diretoria

11/05/2021

A reunião online de Diretoria da última segunda-feira (10) teve como convidado o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo de Blumenau, Sylvio Zimmermann Neto. Ele assumiu a Secretaria na quinta-feira, dia 06 de maio.

Antes, era secretário da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separc), na qual estava desde fevereiro de 2021.

Há poucos dias na Secretaria de Desenvolvimento, o secretário comentou sobre suas expectativas na pasta. “Eu já tive a oportunidade de trabalhar na Secretaria de Desenvolvimento, de 2010 a 2013, quando criamos os primeiros passos do que viria a ser a atual Lei de Inovação. Os desafios são enormes, mas as possibilidades de Blumenau também são imensas”, comentou.

Questionado sobre os projetos frente à Secretaria, Zimmermann informou que, por determinação do prefeito Mário Hildebrandt, as prioridades são os projetos que envolvem a retomada econômica da cidade, como o programa Cidade Empreendedora em parceria com o SEBRAE, a continuidade do Programa Juro Zero, que em sua primeira edição beneficiou pouco mais de 300 negócios, e também o fortalecimento do ecossistema de inovação da cidade. Hoje, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico coordena os programas de incentivo fiscal, incentiva o empreendedorismo e a inovação por meio do Instituto Gene e também financia parte do Entra21, programa da Blusoft, que capacita jovens para o mercado de trabalho.

Zimmermann destacou que a Secretaria logo terá novo endereço. “Já estamos com o contrato assinado para mudança da sede da secretaria. Vamos para o Centro de Inovação, atendendo a uma demanda do setor produtivo”.Também relatou que pretende atuar para facilitar os processos relacionados ao desenvolvimento econômico da cidade que envolvem trâmites com a Prefeitura de Blumenau.

Renato Medeiros, presidente eleito da Acib, informou que os processos que envolvem o andamento de projetos e autorizações empresariais são muito burocráticos, principalmente na área ambiental e segurança. Zimmermann salientou que trabalhará para que o maior número de processos sejam oferecidos de forma on-line.

Questionado sobre sua expectativa para execução e viabilidade do Fundo Municipal de Inovação e fomento a projetos integrados entre empresas, academia, sociedade e poder público, previstos na lei de política de inovação municipal, Zimmermann informou que está analisando possibilidades para atender esta importante demanda do conselho de inovação.

Currículo

Sylvio Zimmermann tem 44 anos é formado em Administração e Gestão Empresarial pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Tem MBA em Gestão de Políticas Públicas pela Uniasselvi. Zimmermann foi diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e presidente da Fundação Cultural de Blumenau. Antes de fazer parte do governo Mário Hildebrandt, Zimmermann foi vereador de Blumenau no período de 2016 a 2020 e se tornou primeiro suplente do PSDB nas eleições do ano passado.