ACIB recebe representantes do Codensul

12/03/2024

ACIB recebe representantes do Codensul

Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul é um dos entes atuantes na fiscalização da situação das barragens do Alto Vale

Diante da preocupação com a situação das barragens do Alto Vale, a reunião conjunta entre conselhos e diretoria da ACIB recebeu nesta segunda-feira (11), representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul (Codensul). A ideia é promover aproximação e troca de experiência entre as regiões que são frequentemente castigadas pelas enchentes.

Aldo Kaestner e Cleber Stassun, do Codensul, trouxeram experiências de como o Conselho acompanha a situação das barragens do Alto Vale e apresentou também um levantamento histórico. “De 1983 a 2011 nenhum governo fez nada em relação às enchentes”, comenta Aldo. “Hoje nós buscamos informações para saber como dialogar com o Estado. Conseguimos ter ciência da onde estão os problemas e com quem devemos conversar”, explica Cleber. O Conselho faz buscas constantes nos portais do governo de SC e Federal para entender como estão as licitações e demais movimentações.

De acordo com os integrantes do Codensul, em breve o governo do Estado deve anunciar pequenos melhoramentos em Rio do Sul, Taió, Timbó e Rio dos Cedros. Ainda este ano devem sair também as licitações para construção de parte das micro barragens previstas no projeto JICA nas cidades de Mirim Doce e Petrolândia. “O pacote que está mais atrasado trata das construções em Agrolândia e Pouso Redondo”, explica Cleber.

A presidente da ACIB, Christiane Buerger comentou que já há várias ações elencadas para apresentar ao governo do Estado em relação à necessidade de manutenção das barragens do Alto Vale. “Juntamos forças com a Facisc na criação do Comitê das Águas e estamos vigilantes em relação ao assunto.” A expectativa é de que as associações sejam atendidas em breve pelo governador Jorginho Mello para falar sobre o tema.