ACIB recebe secretário da Proteção e Defesa Civil de SC

ACIB recebe secretário da Proteção e Defesa Civil de SC
06/03/2023

ACIB recebe secretário da Proteção e Defesa Civil de SC

A Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) recebeu nesta segunda-feira (6/3) o secretário de Proteção e Defesa Civil de SC, coronel Armando. A entidade convocou a pasta para ter conhecimento sobre a situação das barragens do Alto Vale.

O secretário assegurou que mesmo com as dificuldades relacionadas a problemas de manutenção em todas as estruturas, restrições orçamentárias e questões que envolvem os indígenas de José Boiteux (local onde fica a Barragem Norte), a região de Blumenau está segura. “Em Ituporanga estamos em processo de manutenção das comportas. Taió tem problemas nas comportas, mas é a que apresenta melhor estrutura”, explica.

Em relação a José Boiteux, o coronel conta que esteve no local em janeiro e teve conversas com os indígenas. De acordo com ele, há uma determinação do Ministério Público de 2003 que prevê a construção de ponte, estradas, casas e outros equipamentos públicos no local, mas que até hoje não foi respeitada. “Vamos manter o canal de conversa com os indígenas, senão não iremos avançar”, argumenta. O coronel também explicou que o governo federal será procurado através da Funai e do Ministério dos Povos Originários para se tentar avançar na situação.Ele explica ainda que apesar dos impasses, é possível fazer o controle externo da barragem de José Boiteux. “As barragens funcionam”, atesta.

O presidente da ACIB, Renato Medeiros, explicou que o secretário foi o primeiro da atual gestão a receber convite para visitar a entidade, tamanha a importância do tema. “Nossa entidade está de portas abertas para trabalharmos juntos”, diz. Porém, ele se sente desapontado por ver os governantes mudam, mas o problema das barragens persiste sem sinal de desfecho. “Precisamos de vontade política para resolver essa situação que já se arrasta há anos e afeta cerca de 1,5 milhão de pessoas”, finaliza.

Pular para o conteúdo