ACIB recebe secretário Estadual da Fazenda, Paulo Eli

ACIB recebe secretário Estadual da Fazenda, Paulo Eli
06/06/2022

ACIB recebe secretário Estadual da Fazenda, Paulo Eli

A Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) recebeu nesta segunda-feira (6/6) o secretário da Fazenda de Santa Catarina, Paulo Eli. O gestor palestrou sobre as perspectivas para a economia de SC aos membros dos conselhos, diretoria, empresários e presidentes de entidades da região.

Um dos temas levantados foi o Plano 1000, projeto desenvolvido pelo Governo de SC e voltado para o crescimento dos municípios nos próximos 20 anos. Hoje, 8% da população de Santa Catarina, o que equivale a 600 mil pessoas, vive na extrema pobreza. “Nós não podemos deixar a miséria crescer”, analisa e completa: “Um dos nossos desafios é a concentração demográfica no Litoral, Norte, Vale e Chapecó o que fará com que tenhamos vazios em outras regiões”, explica. Ele ainda lembra que essa situação, apesar de mostrar oportunidades de negócios, tem o lado negativo, pois prejudica o meio ambiente, gera favelização e causa problemas de infraestrutura. “A infraestrutura é a base do desenvolvimento, são os investimentos que fazem com que o Estado cresça.”

De acordo com Eli, outro foco do governador Carlos Moisés é a redução dos gastos com pessoal. “Uma das metas do governo do Estado para 2022 é fechar o ano com 40% de gastos referentes à folha de pagamento”, aponta. O ápice de despesas dessa natureza foi no fim de 2007 quando a folha chegou a 49,97% dos gastos. “O Governo de SC alcançou a menor despesa com pessoal do Poder Executivo em 12 anos”, comenta. “Estamos trabalhando na equidade financeira para que o Estado consiga continuar fazendo investimentos”, finaliza o secretário.

O presidente do Conselho Deliberativo, Avelino Lombardi, lembrou que é preciso unir forças para que a cidade consiga crescer. “Nossa entidade está sempre de portas abertas para a secretaria, pois temos a certeza na disponibilidade do Executivo estadual em atender os pedidos de Blumenau”, finaliza.

Pular para o conteúdo