ACIB reinicia calendário de reuniões da Diretoria e Conselhos

06/02/2023

ACIB reinicia calendário de reuniões da Diretoria e Conselhos

A Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) realizou nesta segunda-feira (6/2) a primeira reunião entre Conselhos e Diretoria de 2023. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Felipe Rodrigues, deu início à agenda. O executivo explicou como é o funcionamento da secretaria e compartilhou algumas ações efetuadas ao longo de 2022. “Nós temos o compromisso de mostrar para a comunidade o que é a nossa secretaria e no que nós trabalhamos”, explica.
Dentre os destaques, está o número de atendimentos na Praça do Empreendedor. Hoje a cidade é líder no ranking de atendimentos dentre os municípios com mais de 100 mil, conforme os dados do Sebrae/SC. “Em 2022, fizemos 21 mil atendimentos enquanto Rio do Sul (segunda colocada) efetuou 15 mil”, compara.

Outro destaque da atuação da secretaria foi na elaboração da Lei de Liberdade Econômica, que foi assinatura pelo prefeito Mario Hildebrandt no fim de dezembro. Assim, cerca de 300 atividades consideradas de baixo risco podem funcionar no município sem a necessidade de qualquer ato público de liberação, como as licenças de autorização, concessão, cadastro, alvarás, credenciamento, estudo ou plano registro. “Com a Lei de Liberdade Econômica o empresário consegue dar entrada na Jucesc, que faz a pesquisa necessária, e duas horas após o processo já é possível emitir nota fiscal”, explica. Confira aqui as categorias beneficiadas.

O presidente do Conselho Deliberativo, Avelino Lombardi, considerou importante a disponibilidade do secretário em estar próximo à ACIB, reiterou que a entidade está de portas abertas à secretaria e disposta a trabalhar em conjunto nos assuntos pertinentes.

Alguns destaques da Secretaria de DesenvolvimentoEconômico, Inovação e Empreendedorismo

– Blumenau foi uma das cidades que mais avançaram no ranking da Radar PPP em 2021, ao subir 23 posições e passando agora para o 28º lugar entre os 50 municípios brasileiros destacados na pesquisa.
– Blumenau recebeu do SEBRAE/SC o Prêmio de 2ª Cidade Empreendedora de SC no Prêmio Prefeito Empreendedor, edição 2022.
– Blumenau lidera os atendimentos em Praças do Empreendedor em cidades acima de 100 mil habitantes, segundo ranking do Sebrae/SC.
– Blumenau foi considerada a 3a melhor cidade do Brasil, entre 5.570 municípios, segundo a Revista Isto É.
– Blumenau ocupa o 10º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios de 2022.
– Blumenau é a 33ª do Brasil e a 1ª catarinense que mais investe em áreas fins, segundo Rankin Multi Cidades.
– A pesquisa organizada pelas empresas Necta e Urban Systems, aponta Blumenau como a 16° entre as 100 cidades mais inteligentes do Brasil (Smart City).