Acib se manifesta sobre análise das obras da BR-470

10/07/2024

Acib se manifesta sobre análise das obras da BR-470

A análise encomendada pela Federação das Indústrias de SC (Fiesc) sobre as obras e serviços de duplicação da BR-470, apresentada nesta semana pela entidade, levanta preocupações em relação a importantes pontos da obra. Em nome da Acib (Associação Empresarial de Blumenau), a presidente Christiane Buerger destaca pelo menos dois deles. “Um deles, que diz respeito aos lotes 1 e 2, são os viadutos de acesso dentro de Navegantes, em razão de problemas de compactação do solo, cuja obra ficará pronta apenas a partir do segundo semestre de 2025. O segundo ponto é o acesso a Luiz Alves, que tem provocado inúmeros acidentes, inclusive com mortes”, aponta.

A Acib tem acompanhado de perto as obras de duplicação. No início do ano, a diretoria da entidade recebeu representantes do DNIT e está atenta ao andamento de todos os processos. “Infelizmente, pelo que vimos, os lotes 3 e 4 não serão concluídos no prazo em que gostaríamos. Sabemos que a conclusão depende de diversos fatores, como a questão orçamentária. Mas, vamos continuar acompanhando e cobrando as obras necessárias, no intuito de vermos a BR-470 concluída o mais brevemente possível”, observa Christiane.

O engenheiro responsável pelo estudo, Ricardo Saporiti, afirmou que a qualidade do serviço entregue está aquém do esperado e que não condiz com a importância deste corredor logístico. Saporiti destacou ainda que, considerando-se o atual ritmo das obras e serviços nos lotes 3 e 4, a conclusão no prazo previsto não será cumprida. “É muito preocupante. A nossa estimativa, considerando o andamento atual da obra – especialmente no subtrecho entre Blumenau e Indaial -, é de que o lote 4 só será concluído daqui a 6 anos e 2 meses, o que sinaliza a necessidade de renegociação urgente do contrato”, salientou.