Aeroporto e transporte coletivo são debatidos na Acib

Aeroporto e transporte coletivo são debatidos na Acib
21/08/2018

Aeroporto e transporte coletivo são debatidos na Acib

O presidente do Seterb, Marcelo Althoff, participou da reunião de Diretoria da Acib nesta segunda-feira (20). O executivo falou sobre a gestão da autarquia, o projeto de ampliação do aeroporto de Blumenau e algumas novidades no transporte coletivo na cidade.”O Seterb é uma grande caixa de ressonância de problemas da cidade, graças a sua amplitude e complexidade, com guarda de trânsito, área azul, transporte coletivo urbano, rodoviária, aeroporto, aplicativos de transporte”, destacou.

De acordo com Althoff, a questão do transporte coletivo já está mais encaminhada. “A BluMob fez um ano em junho. Estamos em uma situação confortável, mesmo ainda diante de desafios. A frota estará totalmente renovada até o próximo ano, quando o prazo seria ainda 2020. A criação da AGIR foi um grande avanço para a cidade e o usuário. Foram muitas conquistas obtidas a partir do contrato desenhado no último edital”, ressaltou.

Sobre o aeroporto, Althoff destacou que ele é subaproveitado. “Temos o Arcanjo, uma grande conquista da cidade; aviação executiva estruturada; e vocação importante para os transplantes médicos, área em que a cidade é referência. É preciso pensar na estruturação do aeroporto como um equipamento importante e válido para a cidade”.

Althoff destacou algumas ações que estão sendo desenvolvidas:

– preparação do pessoal técnico da autarquia;

– cursos para elaboração de planos e programas de segurança;

– ações junto ao governo do Estado para administração, operação, manutenção e exploração do aeródromo;

– ações junto ao comando da Aeronáutica para medidas de prevenção e segurança; principalmente para aeronaves de alta performance que utilizam o aeródromo de Blumenau;

– TAC para apresentação do plano básico de zona de proteção do aeródromo, com prazo previsto de conclusão para um ano;

– ações junto à Secretaria Nacional de Aviação Civil para o desenvolvimento do projeto de implantação do balizamento noturno, farol rotativo e biruta iluminada;

– inscrição do aeródromo de Blumenau no Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR), para futuramente estar habilitado para busca de recursos;

– outras ações incluem reuniões com a ADR para desenvolvimento do projeto de muramento ou cercamento do perímetro do aeródromo; busca de recursos para a execução dessas obras;

– contatos para viabilização do espaço aéreo condicionado;

Althoff explicou que está se buscando uma fonte de recursos para custeio desses projetos e comentou sobre as demandas do segmento empresarial para a ampliação do aeródromo e uma reunião realizada com o engenheiro Sérgio Lubitz, com participação da Sedur, Seinfra e Seterb. Falou da situação da rua Guilherme Jensen e das dificuldades que essa via impõe ao processo de ampliação. Hoje são 1380 metros, suficientes para decolagem. Mas, não para aterrisagem. Andrey Tomazi, sugeriu o desvio pela Franz Volles, como uma sugestão a curto prazo. “Melhorando a cabeceira, vai atrair ATRs (um tipo de aeronave comercial)”, assinalou Tomazi, destacando que esta é a primeira gestão do Seterb nos últimos 15 anos que trouxe uma solução para o aeroporto.

O presidente da Acib, Avelino Lombardi, entende que é necessário que se dê continuidade aos projetos. “É preciso ter vontade política de fazer. Não restam dúvidas da importância desse projeto para uma cidade do porte de Blumenau”, destacou Lombardi. Althoff observou que, hoje, o grande entrave das obras na cidade são as desapropriações, o que ocorre também com a obra do aeródromo.

Novidades no transporte coletivo

Marcelo apresentou também o aplicativo BluMob, que dá a localização dos ônibus em tempo real, permite traçar rotas com origem e destino, consulta de saldo de seu cartão, consulta da tabela de horários, encaminhamento de reclamações, elogios, sugestões ou pedidos através do SAC. Por meio do aplicativo, é possível comprar créditos e recadastrar estudantes. Até o final de setembro, 100% da frota estará integrada em tempo real.

O presidente do Seterb apresentou ainda o projeto de reconhecimento facial e a importância dessa etapa para controle das gratuidades. O equipamento de reconhecimento já está em 100% da frota. Inconsistências estão sendo avaliadas pelo fiscal, que depois repassa problemas ao Seterb, que pode bloquear cartões com uso indevido. Reincidências podem acarretar no cancelamento do cartão.

A ideia de mostrar publicamente a composição da tarifa do transporte coletivo, com cada item que impacta no valor final, foi destacada por Althoff. “Hoje o número de usuários e quilometragem percorrida são os principais pontos de impacto para a tarifa”, apontou.

Prolongamento Humberto de Campos

Na reunião, Julian Plautz, diretor de Planejamento Viário, apresentou o projeto de prolongamento da Rua Humberto de Campos, que será inaugurado no dia 7 de setembro, entre a Marechal Deodoro e a General Osório.

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