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Cerca de 62,5% da população mundial é usuária de internet. A média diária de tempo que as pessoas passam na internet é de quase 7 horas e a maior parte do conteúdo consumido no digital vem pelo mobile. Os dados foram apresentados pela publicitária, professora do Senac Blumenau e proprietária da Cubo Consultoria, Luiza Gerent, em reunião do Núcleo de Marketing da Acib, ao falar sobre o tema “Mudanças no algoritmo do Instagram: O que fazer para se diferenciar?”
“Dependendo da forma como nos comunicamos, podemos dificultar o processo de decisão de compra. Quantidade não é qualidade. A pressão sobre empresas e marcas para competir pela atenção dos consumidores e fornecer os conteúdos que ele desejam e precisam continua a aumentar. Isso é um grande impedimento para que os clientes em potencial encontrem você e o sigam para a conversão”, apontou.
Segundo Luiza, o algoritmo do Instagram daqui em diante vai podar conteúdo que não tenha qualidade. “As mudanças que o algoritmo impõe dentro do Instagram farão com que as empresas se posicionem de forma diferente. O algoritmo usa machine Learning para aprender exatamente que tipo de conteúdo cada usuário do Instagram tende a engajar mais. A ideia é que, com isso, mesmo que usuários diferentes sigam perfis parecidos, eles tenham um feed personalizado”, explicou.
Além disso, a especialista falou sobre a monetização direta: os usuários poderão fazer assinaturas mensais dentro da própria plataforma para receber conteúdo exclusivo dos seus perfis preferidos. Haverá três conteúdos passíveis de monetização: lives privadas, stories e emblemas que podem ser usados para ganhar destaque nos chats.
Sobre o novo formato de feed, disse que os usuários poderão alternar entre três formatos diferentes, incluindo o retorno da ordem cronológica. Os vídeos serão o foco da plataforma, como resposta à ascensão dos vídeos curtos do TikTok, que se tornaram o modelo de conteúdo mais popular entre a geração Z.
Outro ponto apresentado é que haverá mais qualidade e controle para adolescentes. A plataforma disse que pretende lançar uma abordagem mais rígida em seu algoritmo em relação ao que recomenda aos adolescentes nos aplicativo. Nos próximos meses, vai impedir que usuários marquem adolescentes que não os seguem; direcioná-los para tópicos diferentes caso eles estejam em um mesmo assunto por um longo tempo; e lançar um recurso que sugere que o adolescente faça uma pausa após um longo tempo utilizando a plataforma.