Christiane Buerger é a nova presidente da Acib

Christiane Buerger é a nova presidente da Acib
29/05/2023

Christiane Buerger é a nova presidente da Acib

Christiane Buerger é oficialmente a nova presidente da Acib (Associação Empresarial de Blumenau). Ao lado do vice, Osnildo Maçaneiro, a empresária tomou posse nesta segunda-feira (29) em uma cerimônia no Teatro Carlos Gomes. Também foram empossados os novos membros da Diretoria, 1/3 dos membros do Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal, além dos novos coordenadores de núcleos empresariais.Em 121 anos de história, é a primeira vez que uma mulher é eleita presidente da Acib.

“No meu olhar, temos uma sociedade melhor quando temos um equilíbrio entre homens e mulheres trabalhando juntos. É isso que as mulheres buscam hoje, é poder contribuir para uma sociedade melhor e não se sobrepor aos homens”, refletiu Christiane Buerger.

A empresária falou da sua trajetória na Acib, que iniciou na gestão do ex-presidente Avelino Lombardi. “Nossa associação é forte, representativa, apoia a tecnologia, a inovação, a arte e a cultura. Nos Núcleos Empresariais encontramos as soluções para nossos negócios prosperarem”, assinalou.

Com relação às bandeiras da entidade, reforçou a necessidade de um olhar especial para o Vale do Itajaí. “Não podemos admitir tantas obras inacabadas e os problemas de infraestrutura que temos. Precisamos acelerar essas obras sob pena de perdermos produtividade e, principalmente, mais vidas”, observou.

O ex-presidente Renato Medeiros recebeu uma homenagem do gerente executivo da Acib, Diego Scott, em nome de toda a equipe. Ele ressaltou o perfil de liderança e a dedicação de Medeiros à entidade. Renato Medeiros, presidente que deixa o cargo, lembrou que a Acib hoje é um canal entre a sociedade organizada e o Poder Público, congregando mais de 800 associados e mais de 30 núcleos empresariais. Medeiros agora passa a fazer parte do Conselho Deliberativo da entidade. “Acreditem no associativismo, sejam ousados, inovadores e persistentes. O sucesso vem para aqueles que se propõem a trabalhar juntos”, observou.

“Ninguém é maior do que nós todos juntos”, declarou Avelino Lombardi, atual presidente do Conselho Deliberativo da Acib, destacando a força do empresariado e a necessidade de união da classe. “Temos que pensar na coletividade. Temos sérios problemas para resolver, mas não devemos esperar de quem está no poder, e sim da nossa união”, apontou.

O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, falou da representatividade das mulheres nas associações empresariais e disse que o seu desejo ainda é ver uma mulher presidente da Facisc.

Na sua manifestação, o presidente Mário Hildebrandt agradeceu pelo trabalho realizado pela Acib em parceria com a prefeitura municipal na última gestão. “Junto com a vice-prefeita Maria Regina temos construído e executado várias ações em conjunto”, apontou. Entre elas, destacou ações em favor da transparência, o fato de ser a quinta cidade do Brasil em valorização de imóveis, ocupar a 13a posição no ranking brasileiro no índice de cidades empreendedoras, ser um dos 30 destinos mais estratégicos para o turismo dentro do Brasil, a cidade catarinense que mais investiu em infraestrutura em 2022, sendo a 4a na região Sul, na saúde é o primeiro lugar em Santa Catarina, primeiro lugar na categoria de governo inovador e terceira melhor cidade do Brasil para se viver. Na educação, uma da bandeiras da Acib, afirmou que o governo está investindo fortemente em reformas e segurança nas escolas.

A vice-prefeita Maria Regina Soar também participou das manifestações, ressaltando o pioneirismo de Christiane Buerger. “Quero aproveitar o momento para lembrar outras grandes blumenauenses que estão assumindo posições de liderança, como a reitora da Furb Márcia Sardá Espíndola, a delegada da Polícia Civil Juliana Tridapalli, a presidente da OAB de Santa Catarina Maria Terezinha Erbs, a secretária de Estado da Educação Patrícia Lueders, além da bancada feminina na Câmara de Vereadores formada por Christiane Loureiro e Silmara Miguel. Aos poucos, nós, mulheres, estamos ocupando novos espaços na política, nas causas da sociedade e na gestão das empresas”, assinalou.

Evento seguro
Neste ano, o evento de posse contou com segurança reforçada.Um brigadista ficou presente durante todo o período, tudo para evitar qualquer contratempo.O apoio foi da JRD Serviços e Treinamentos.

Conheça a nova diretoria da Acib Gestão 2023/2025

Presidente: Christiane S. Buerger, Ártico Refrigeração

Vice-presidente: Osnildo Maçaneiro, Coopere

Diretor Administrativo e Financeiro: Valdir Steinbach, Steinbach & Auditores Associados

Diretor para Assuntos de Desenvolvimento e Planejamento Urbano: Alberto Scheeffer Stein, Construtora Stein

Diretor para Assuntos de Bem-Estar e Saúde: Guilherme De Toni, Ecomax

Diretor para Assuntos de Inovação: Everaldo Grahl, Fundação Fritz Müller

Diretor para Assuntos de Tecnologia da Informação: Carlos Valle, Senior Sistemas

Diretor para Assuntos Internacionais: Felipe Bittencourt, LPR Brasil

Diretor para Assuntos Tributários:Marciel Eder Costa, Cia. Hering

Diretora para Assuntos de Comunicação e Relacionamento com Associado: Flávia Kurth, Veli RH

Diretora para Assuntos da Indústria: Patrícia Conradt Diniz, Karsten

Diretora de Núcleos Empresariais: Patrícia Zorzi, Zorzi Consultoria

Diretor para Assuntos de Prestação de Serviços: Marcela Garcia, Madrik Indústria e Comércio do Vestuário

Diretor para Assuntos da Educação e Capacitação Profissional: Sérgio Tomio, Proway

Diretor para Assuntos de Comércio e Turismo: Júlio Roberto Zadrozny, Loghaus.

Conselho Deliberativo (1/3)

Cristian Vieceli, da TV Top Ltda

Eduardo Vetter, da Eletro Aço Altona S.A.

Luciana Pires Dobuchak, da IPEL ? Indaial Papel e Embalagens Ltda.

Roberto Baby, da Bella Janela Indústria de Cortinas Ltda.

Silvio da Paz , da Silmaq Comércio de Máquinas e Equipamentos Ltda.

Luiz Micheluzzi, da Construtora Mestra Ltda.

Márcia Cristina Sardá Espíndola, da Furb

Marcos Zata Borges, da Joclamar Ltda.

Rui Altenburg, da Altenburg Indústria Têxtil Ltda.

Conselho Fiscal (titulares)

Leomir Minozzo, da Service Contabilidade e Consultoria Ltda.

Solange Rejane Schröder, da Contal Contabilidade S/S Ltda.

Leila Piske Franke, da Franke Advogados

Suplentes:

Rolf Hartmann, da Dúnamis Contabilidade Ltda.

Lucia Helena Victorino, da Victon Gestão Contábil e Empresarial Ltda.

Mara Denise Poffo Wilhelm, da Contax Contabilidade Planejamento Tributário S/S

Sobre Christiane Buerger

Christiane Schildwachter Buerger é natural de Blumenau e há 37 anos atua na empresa Ártico Indústria de Refrigeração Ltda, fundada pelo pai, o imigrante alemão Hubert Schildwächter e o irmão dele, Johannes, em 1960. Desde 2011, ela é diretora presidente da empresa, que tem na direção outras duas mulheres, irmãs de Christiane, Monica S. Meinicke, diretora de Desenvolvimento, e Tania S. Eschenbach, diretora de Mercado. É formada em Ciências Contábeis pela Furb, e tem MBA de Gestão Empresarial pela FGV. Também faz parte do Grupo Mulheres do Brasil, liderado por Luiza Helena Trajano e Sônia Hess de Souza, que reúne 75 mil mulheres espalhadas pelo Brasil e exterior.

Sobre Osnildo Maçaneiro

O empresário nasceu em São João Batista. Filho de agricultores, iniciou em 1981 sua jornada profissional na então CooperHering como empacotador. Já foi gestor da área administrativa e financeira, gestor comercial e vendas, membro do conselho de administração da Cooper e de muitas outras entidades. Há mais de 40 anos atua na Rede Cooper.

Acesse aqui a galeria de fotos do evento.

Pular para o conteúdo