Entidades de Blumenau formalizam carta ao prefeito pedindo revisão da tarifa de esgoto
Comissão da OAB elaborou parecer técnico de oito páginas para dar embasamento ao pedido
Criar experiências memoráveis, servir melhor o cliente, melhorar a eficiência dos serviços, aumentar número de consumidores e o nível de satisfação, simplificar e diminuir erros de atendimento e aumentar as vendas são alguns dos objetivos da aplicação da Inteligência Artificial (IA) no Marketing. Esses foram alguns dos pontos abordados pelo consultor de gestão de marcas e marketing estratégico D.J. Castro, da Nexia Branding, em uma palestra promovida pelo Núcleo de Marketing da Acib, nesta quarta-feira (29).
Para D.J., o uso da IA tem que ter propósito e objetivos claros. “As pessoas precisam ser o foco da estratégia, dentro e fora da empresa. É fundamental usar essas ferramentas para conectar os objetivos da marca, as relações humanas e as experiências proporcionadas para todos os stakeholders e em todos os pontos de contato”, apontou. Segundo o consultor, a inteligência artificial é uma ferramenta e precisa de dados imparciais de alta qualidade e infraestrutura computacional para treinamento eficaz.
Dentro do processo de Marketing, pode ser usada, por exemplo, para melhorar a recomendação de produtos, segmentação do público, automação do atendimento, reconhecimento de voz, geração de conteúdo, reconhecimento de imagens, precificarão de produtos, promoções e ofertas, campanhas digitais e análise de sentimentos.
“A IA não pode criar, conceitualizar ou planejar estrategicamente, pelo menos por enquanto. Ela vai provocar uma revolução cognitiva no ser humano, unindo a inteligência humana – com habilidades múltiplas, autonomia, análise de ambiguidade, pensamento crítico e emoção -, com a inteligência artificial – com uma habilidade por vez, melhor em automação, volume de análises, velocidade de processamento e razão. Ou seja, uma inteligência híbrida está sendo criada”, previu. No opinião de D.J. o desafio é estruturar dentro da estratégia de marketing as ferramentas disponíveis, com objetivos claros e integrando-as ao processo, ajudando a posicionar a marca para uma comunicação eficaz.